Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina da Famerp e bacharelado em Educação Física da Unip tiraram nota 5, a maior pontuação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2019
Três cursos de graduação de Rio Preto
tiraram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019,
divulgados nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Enade é uma avaliação
obrigatória aos alunos do último ano de cursos de graduação. O exame mede os
aspectos da formação geral e específica dos estudantes com base no Conceito
Enade, que varia de 1 a 5. A cada três anos, é avaliado um grupo de cursos e,
nesta última edição, graduações de 29 áreas, incluindo medicina e enfermagem,
foram avaliadas.
Dos 60 cursos das oito instituições
de Rio Preto, três tiveram nota 5 -
Enfermagem e Medicina da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) e bacharelado
em Educação Física, da Universidade Paulista (Unip).
Os cursos que tiveram o menor
desempenho na avaliação foram Agronomia, Engenharia Química e Engenharia da
Computação, do Centro Universitário Norte Paulista (Unorp), e Engenharia
Elétrica, do Centro Universitário de Rio Preto, que tiveram nota 1. O curso de
Tecnologia em Radiologia da Universidade Paulista (Unip) foi classificado pelo
Enade como "sem conceito”.
Rede privada
Estudantes da rede privada de ensino correspondem a 76% dos 389.843 avaliados
no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Ao todo, 296.421
concluintes da educação superior foram graduados em instituições de ensino
particulares. Nessa edição do exame, foram avaliados cursos de bacharelado em
engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e
áreas afins, além dos cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde,
produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.
Dentre as 1.225 instituições participantes, 85% (1.039) são privadas, enquanto
15% (186) são públicas. Já entre os 8.368 cursos avaliados, 76% (6.360) são
oferecidos em estabelecimentos de ensino privado. Em contraponto, 24% (2.008)
são ofertados pela rede pública. Em relação à modalidade de ensino, os dados
revelam que, nas áreas avaliadas em 2019, o estudo presencial continua sendo
predominante entre os estudantes que concluíram a educação superior, com 95%
(371.692) dos avaliados, contra 5% (18.151) dos que cursaram a graduação por
meio da educação a distância (EaD). No que diz respeito ao perfil
socioeconômico dos estudantes concluintes, entre outros aspectos, o
levantamento mostra que 60% são beneficiados por subsídios ou financiamentos
públicos, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade
para Todos (ProUni). Ao todo, 84,6% (329.571) têm entre 18 e 33 anos. Do total
de participantes, 55% são mulheres e 45%, homens.
Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente
curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um
Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos
estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as
áreas, e de componente específico. Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade
integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Resultados
O levantamento está disponível, na íntegra, no portal do
Inep, em que podem ser consultados os Relatórios Síntese de Área e os
Relatórios de Curso e de Instituição de Educação Superior. As planilhas do
Conceito Enade e do IDD 2019 também estão disponíveis, com informações de cada
curso avaliado. Entre os dados estão: número de concluintes inscritos, número
de concluintes participantes, nota bruta em formação geral, nota padronizada em
formação geral, nota bruta no componente específico, nota padronizada no
componente específico, Conceito Enade (contínuo), Conceito Enade (faixa), IDD
(contínuo) e IDD (faixa). Já o Boletim do Estudante está disponível no Sistema
Enade, com acesso restrito ao participante.