Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



O jornalista Wilson Guilherme
Foto por: Acervo pessoal
O jornalista Wilson Guilherme

OPINIÃO: Bolsonaro vai se meter nas eleições de Rio Preto?

Por: Wilson Guilherme
17/10/2020 às 18:29
Opinião

Vai! Não vai! No último "vai” do presidente, ele prometeu declarar apoio a alguns candidatos a prefeito, duas semanas antes das eleições.


Portanto, se o fato se confirmar, o empurrão a seus adeptos viria no final deste mês, restando poucos programas da propaganda eleitoral, para os escolhidos colarem seus nomes ao do ocupante do Palácio do Planalto.

No Brasil, 95 cidades, por terem mais de 200 mil eleitores, podem ter segundo turno. Rio Preto está entre elas. Além dos votos, a cidade é uma vitrine que não pode ser desprezada por nenhum político, pois aqui temos geradoras e retransmissoras das principais emissoras de TV do País, com potencial de alcançar um milhão de residências.  Já estamos vendo deputados e senadores surfando nesta onda: apoiam agora, aparecem na tela e depois cobram apoio na reeleição, daqui a dois anos.

Este é apenas um estímulo para Bolsonaro se meter nas eleições municipais de Rio Preto. Mas, quem seria o candidato do presidente? Edinho Araújo (MDB), que foi Bolsodória, no segundo turno,  em 2018? Claro que não. Na pandemia, por opção, por falta de opção ou encurralado pelos eleitores de Bolsonaro, o atual prefeito teve que jogar o tempo todo ao lado do governador. As urnas dirão se ele fez a opção correta.

O escolhido será Marcos Casale (PSL), que se diz bolsonarista, usa o mesmo número, 17, e pede o apoio do presidente para atrair os votos da "direita raíz”? Acho muito difícil. Casale fez coligação com o PSB-Partido Socialista Brasileiro, de Valdomiro Lopes, que indicou a vice, Terezinha Pachá. Claro que Valdomiro nunca foi socialista, mas, se o pessoal ativar as fake news, o ex-prefeito pode se tornar o comunista mais perigoso de toda a Noroeste Paulista.

Afunilei a análise no espectro da direita para chegar na coronel Helena Reis. Ela pode sim receber pajelança do Jair Messias. Por ter usado farda, quepe e coturno como o presidente? Claro que isso ajuda, mas não é tudo. A candidata entrou na disputa pelo Republicanos, partido com 34 deputados federais,  que compõem o Centrão, bloco que dá sustentação a Bolsonaro.  O custo deste apoio é assunto pra depois.

E mais: o deputado Marcos Pereira tem vínculos e emendas parlamentares fincadas em Rio Preto. Ele é presidente da executiva nacional do Republicanos e deu aval para abrigar os filhos 01, 02 e 03 no Partido, depois que deixaram o PSL.

Se solicitado a declarar apoio a Coronel Helena, é claro que Bolsonaro não vai negar um favorzinho deste para o amigo do Centrão. Vai? Não vai?

Wilson Guilherme é jornalista







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!