Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Ester Mendonça: "Refletir sobre política e políticos neste 12 de outubro, Dia das Crianças, é mais que apropriado."
Foto por: Arquivo pessoal
Ester Mendonça: "Refletir sobre política e políticos neste 12 de outubro, Dia das Crianças, é mais que apropriado."

OPINIÃO: A criança interior e o interior da política

Por: Ester Mendonça
12/10/2020 às 19:38
Opinião

Refletir sobre política e políticos neste 12 de outubro, Dia das Crianças, é mais que apropriado


Convenhamos. Há muito tempo a política deixou de ser encarada pela origem da palavra para estar associada a atributos pouco louváveis. A palavra política tem origem no grego: polis e tikós. Polis significa cidade e tikós é um termo que remete ao bem comum dos cidadãos.


Em um exercício livre, conclui-se que políticos são eleitos para governar para o bem de todos. Sem dúvida há bons políticos, cientes que seu papel. Mas depois de tantas rachadinhas, mensalões, escândalos da Petrobrás e incontáveis outros casos de corrupção nos governos, parece que boa parte dos eleitos preocupa-se  exclusivamente em legislar para si próprio. Com isso, acabamos por associar política muito mais à sujeira, malandragem e vantagens pessoais. O interior da política transforma-se em algo muito distante da nobre origem da palavra na longínqua Grécia.


Refletir sobre política e políticos neste 12 de outubro, Dia das Crianças, é mais que apropriado.  Quais são os candidatos que se comprometem em seus planos de governo com ações concretas de proteção e estímulo às crianças?


Quais são os candidatos que, quando eleitos, permanecerão firmes no combate ao mau uso do dinheiro dos impostos? Corrupção significa menos escolas, educação de pior qualidade, crianças nas ruas, menos empregos para os pais e desesperança. Maus políticos são ceifadores de sonhos e de um futuro de liberdade e segurança para toda uma geração.


Todos nós temos direito ao sonho. Crianças, em especial, têm um pouquinho mais. Elas, que veem o mundo com óculos mágicos, celebram na sua inocência o sagrado da vida.


O tempo nos faz maliciosos, tendenciosos e plenos de crenças limitantes. Dizem que para sermos felizes, temos que redescobrir e alimentar nossa criança interior, voltando à pureza dos sentimentos. Voltemos então à infância e ao encantamento das descobertas da vida.


Senhores políticos, quando eleitos, permitam que desabroche sua criança interior e que o interior da política não massacre a esperança de um mundo melhor.


Se estiverem diante de uma oportunidade de mau uso do dinheiro dos nossos impostos, parem e reflitam. Quando compreendermos que todas as crianças são também nossos filhos, aí sim progrediremos como sociedade e como humanidade. 


Ester Mendonça é jornalista e empreendedora em comunicação corporativa.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!