Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



William Batista, jornalista e empreendedor
Foto por: Divulgação
William Batista, jornalista e empreendedor

OPINIÃO: Futurismo e pós-pandemia

Por: William Batista
08/10/2020 às 17:53
Opinião

Precisamos ocupar os prédios esvaziados pela pandemia, a começar pelo centro de Rio Preto


São José do Rio Preto, 8 de outubro de 2020 - Após a publicação, na semana passada, do artigo sobre liberdade de empreender e trabalhar, recebi algumas manifestações de apoio e outras de alerta, como "já contemplamos isso em nossa plano governo”. Palavras genéricas de ordem e progresso, nesse novo mundo, não empolgam mais a massas.

Mas, ao analisar na última semana as entrevistas dos candidatos a prefeito em emissoras de TV e portais de notícia, e de navegar em uma dezena de páginas de candidatos a vereador, não encontrei nenhuma explicação clara e consistentes de como  os aspirantes a homens públicos pretendem gerar mais empregos.

Por isso, falo hoje de Futurismo. Não é difícil compreender que nossa cidade, assim como o mundo, está passando por uma acelerada transformação econômica por conta da pandemia que estamos vivendo. E para manter a nossa economia forte, vamos precisar de mais emprego e renda já em 2021.

Além de liberdade para empreender e trabalhar, precisamos ocupar os prédios esvaziados pela pandemia, a começar pelo centro de Rio Preto que recebeu investimentos na melhoria da sua infraestrutura. Com a conclusão da reforma do Calçadão, os comerciantes desse tradicional reduto precisam ser ouvidos assim como os milhares de moradores da área central.

Nessa semana, o nosso Parlamento - a Câmara Municipal - que, em tese, seria o local de debates e propostas para esse novo futuro, não se manifestou sobre como e quando abrir as ruas da área central, obstruídas por calçadas desde a década de 80. O bom termo a que se chegou (a liberação do tráfego à noite) foi discutido no âmbito administrativo.

Em período eleitoral, os candidatos, sejam pela experiência na política ou pelo marketing eleitoral, se fazem míopes em troca de votos. Deixam prevalecer ideologias sindicalistas e pensamentos políticos partidários que não estão mais adequados às necessidades de Rio Preto.

De que adianta mais carros, iluminação moderna, calçadas novas se o principal, que é a liberdade de empreender e trabalhar, não foi contemplado. Digo isso porque o horário de funcionamento dessas empresas não foi alterado e, até agora, não foi defendido por nenhum candidato a vereador ou a prefeito. 

Nosso Calçadão continuará vazio à noite, privando o consumir de tomar um café, um sorvete ou até mesmo uma cerveja no principal ponto turístico da cidadeEstamos falando de uma parte da cidade onde poderiam ser incentivado apresentações culturais e atividades ao ar livre.

Iniciativas de adaptação das nossas empresas, de implantação de novos modelos de negócios e que possibilitem a geração de mais empregos de acordo com as necessidades do momento, devem ser discutidas permanentemente pelos Poderes Legislativo e Executivo.

O Brasil já tem Leis e Rio Preto já tem regras suficientes para assegurar direitos trabalhistas. O que precisamos é de menos amarras burocráticas para tornar nossa cidade sustentável economicamente. 

Um novo turno para o comércio e a liberação de alvarás para ruas de comércio especial, principalmente na área central, são  exemplos de medidas exequíveis para a retomada da nossa economia. O impopular, no pós-pandemia, se tornou a criação de falsas perspectivas de mais empregos sem a realização de reformas profundas e mudanças estruturantes.

Que a imprensa e o marketing político consigam traduzir para a sociedade um novo olhar, uma nova perspectiva sobre regulamentações excessivas. O mercado consumidor, a capacidade de consumo e a produção em Rio Preto, se livres e bem planejadas, podem gerar mais emprego e renda para os nossos empreendedores e trabalhadores. Até a próxima.

Wiliam Batista é jornalista, empreendedor e ativista social.








Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!