Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Wilson Guilherme: "Sem  Fla x Flu, veremos Edinho surfando em 4 minutos e 15 segundos de propaganda, enquanto o tempo somado de todos os seus adversários talvez chegue a 5 minutos"
Foto por: Arquivo pessoal
Wilson Guilherme: "Sem Fla x Flu, veremos Edinho surfando em 4 minutos e 15 segundos de propaganda, enquanto o tempo somado de todos os seus adversários talvez chegue a 5 minutos"

OPINIÃO: Eleição chocha, sem Fla x Flu

Por: Wilson Guilherme
03/10/2020 às 16:58
Opinião

A correlação de forças definida pelas alianças partidárias, tem tudo pra tornar as eleições municipais uma disputa chocha, tipo jogo de futebol sem torcida, tornando a televisão a principal personagem da disputa


Afirmo isso não só pelas restrições de contato físico impostas pela pandemia. Se ainda fosse permitida, até a boca de urna teria que usar máscara. É que o tão esperado embate entre Edinho Araújo e Valdomiro Lopes, as duas principais forças políticas da cidade, até o momento,  mais uma vez não vai se repetir. Os dois se enfrentaram em 2000 e Valdomiro foi eliminado no primeiro turno. Desde então, um tem fugido do outro.

Em 2012, quatro anos longe da Prefeitura, Edinho sentiu cheiro de fumaça e vazou da disputa com Valdomiro, que cumpria, com ótima avaliação, seu primeiro mandato. Edinho convocou coletiva e apoiou João Paulo Rillo, então no PT. Valdomiro venceu no primeiro turno e  Rillo disse que o apoio se deu só na coletiva.

Agora foi a vez de Valdomiro fugir da raia: ensaiou, fez firula, pediu pro PSB bancar sua candidatura, disse que procurou alianças, mas sabendo que sua situação na Justiça era e continua sendo um ponto de interrogação no aqui, agora e no seu futuro. E mais: fez um segundo mandato sofrível e recebeu o troco nas eleições de 2018, não se elegendo deputado federal. Vai continuar sem mandato, sem imunidade, sem foro privilegiado. Uma temeridade!

Preferiu se abrigar no PSL de Marco Casale, trincheira de 1 minuto na tv, tipo barriga de aluguel de onde poderá se defender de ataques previsíveis e alardear que fez mais obras do que Edinho. O que não é uma inverdade. O fato é que participa das eleições como coadjuvante. Perdeu o bonde da história e, ao invés de recuperar o capital político, sairá ainda menor do que as urnas sinalizaram há dois anos. Perdeu até a Constroeste e a Ponto Forte pro Edinho.

Sem  Fla x Flu, veremos Edinho surfando em 4 minutos e 15 segundos de propaganda, enquanto o tempo somado de todos os seus adversários talvez chegue a 5 minutos. Aliado a 11 partidos, o atual prefeito terá nas ruas, nas redes sociais, na TV , mais de 200 dos 395 candidatos a vereador trabalhando a seu favor.

Situação mais do que tranquila: pode colocar o pijama, pantufas, abrir o vinho orgânico e levantar a taça diante dos berros da oposição (alguns de seis segundos) nos programas eleitorais. 

Volto domingo que vem. 

Wilson Guilherme é  jornalista e escritor. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!