Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Carlos de Arnaldo, candidato a prefeito de Rio Preto pelo PDT
Foto por: Divulgação
Carlos de Arnaldo, candidato a prefeito de Rio Preto pelo PDT

PERFIL: Disposto a criticar a esquerda e a direita, Carlos de Arnaldo se define como "progressista”

Por: Da Redação
27/09/2020 às 16:01
Perfil dos candidatos

Pedetista, que já cumpriu dois mandatos como vereador, tenta pela segunda vez Prefeitura de Rio Preto


Advogado formado pela PUC de São Paulo, 62 anos, divorciado, duas filhas, Carlos de Arnaldo volta a disputar a prefeitura de Rio Preto pelo PDT, partido que tem Ciro Gomes como principal referência nacional.  O pedetista se define como "progressista” e diz não gostar de definições como direita, esquerda e centro. "Não entro nessa dicotomia. Parece regra de trânsito.”

Ao longo da pré-campanha, ele vem ensaiando um discurso cirista para o palanque, de críticas contundentes à direita e à esquerda, em especial, no segundo caso, ao PT e ao PSOL. Carlos já é conhecido do eleitorado rio-pretense. Foi duas vezes vereador em Rio Preto (1993 a 2000) e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico nas gestões dos ex-prefeitos Liberato Caboclo e Valdomiro Lopes. 

Católico praticante, Carlos de Arnaldo nutre interesses por temas ecléticos fora da política e do trabalho. Enumera como atividades que lhe dão prazer esportes, leitura, oração e encontrar amigos.  

Com Lawrence Garcia (PV) como vice, o pedetista chega à disputa em condições estruturais e com um arco de aliança partidária mais favoráveis que em 2016, quando saiu com a retaguarda apenas do PDT e uma chapa de 13 candidatos a vereador. Ficou em quarto lugar com 5.925 votos (2,27%). Desta vez, sua frente inclui além do PDT e PV, também a Rede. Com 23 candidatos a vereadores, o PDT conseguiu atrair nomes novos e jovens para a sua chapa, além de estruturar um diretório municipal. 

Para conhecer mais os valores e posicionamentos do candidato,  o DLNews convidou a psicóloga Mara Madureira (especialista em psicoterapia clínica cognitivo-comportamental pela Famerp e com MBA em gestão estratégica de pessoas pela FGV) a formular a entrevista que você vai conferir em seguida... 

Mara Madureira - Em termos objetivos, como o senhor define o poder? 
Carlos de Arnaldo -  Sentimento subjetivo, passageiro e que se tem razão de ser, se for para melhorar a vida das pessoas do lugar onde se vive. 

Mara Madureira - Quais as evidências de que está apto para atender aos interesses públicos e bem representar seus eleitores?
Carlos de Arnaldo – Minha experiência como parlamentar ( vereador ) e executivo ( secretário municipal/gestor). 

Mara Madureira - Quais meios, o senhor pretende adotar para converter suas ações em benefícios econômicos e sociais? 
Carlos de Arnaldo -  Colocando em prática nosso plano de governo, que busca o desenvolvimento sustentável de Rio Preto. Com políticas para atrair investimentos, que irão gerar mais empregos e renda na cidade. Além de aumentar o investimento na saúde e educação. 

Mara Madureira - Como o senhor percebe essa onda de religiões ampliando seu domínio e defendendo ideias e interesses próprios de grupos específicos?
Carlos de Arnaldo - O Estado brasileiro é laico, garantindo a pluralidade de crenças. Como previsto no art. 5o, VI da CF, que garante ser inviolável a liberdade de consciência, expressão, crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos. Estado e religião não se confundem.  

Mara Madureira - O que o senhor pensa sobre a diversidade social?
Carlos de Arnaldo - A desigualdade social é a grande chaga do Brasil. Um dos países que tem a maior concentração de renda do mundo. Temos que lutar sempre para ter um país mais justo e igualitário. 

Mara Madureira - Quais medidas objetivas empreenderia para superar os problemas da desigualdade social, da irresponsabilidade ambiental, das diversas violências e preconceitos? 
Carlos de Arnaldo -  Saúde, emprego, renda, cultura, entretenimento, transporte público e mobilidade urbana. 

Mara Madureira - Quais as principais linhas programáticas de seu partido?
Carlos de Arnaldo - Transparência e desburocratização. 

Mara Madureira - Quais valores éticos e políticos o senhor defende?
Carlos de Arnaldo – Lealdade, sinceridade, honestidade e compromisso em melhorar a vida das pessoas, são valores éticos que defendo e procuro honrar.

Mara Madureira - Como se posiciona em relação aos escândalos de corrupção e quais são seus planos de combate a esses crimes e aos seus autores políticos?
Carlos de Arnaldo -  A lei deve ser obedecida. Sempre que ocorrer qualquer tipo de crime e alguma investigação tiver início, deve ir até o fim, e os culpados, após o direto de defesa e obedecido o devido processo legal, serem condenados ou absolvidos. Cumprir a lei, é o básico. Nada melhor que a transparência em tudo que é público, para diminuir as possibilidades de corrupção. Holofote e transparência em tudo que é público, que seja de interesse de todos.

Mara Madureira - Como o senhor define sua ideologia política e quais as vantagens desse modelo para beneficiar a sociedade?
Carlos de Arnaldo: Progressista. 

Mara Madureira - Como o  senhor vê os líderes políticos de esquerda e de direita e como lida com eles?
Carlos de Arnaldo – Não entro nessa dicotomia. Parece regra de trânsito.

Mara Madureira - É possível governar de modo neutro, sem confundir interesses pessoais com interesses políticos? Como?
Carlos de Arnaldo: É obrigatório, por lei e eticamente, não confundir os interesses pessoais, com o interesse público. O gestor público está a serviço da população, para atender e executar as ações administrativas que melhorem e facilitem a vidas das pessoas. Esse é o compromisso constitucional de quem ocupa um cargo público.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!