Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



DLNews amplia o olhar sobre o processo eleitoral para ajudar os eleitores de Rio Preto a decidir o voto

Por: Da Redação
26/09/2020 às 21:53
Eleições 2020

Projeto de cobertura inclui debates, análises, pesquisas, entrevistas e participação direta do eleitor


De hoje (domingo 27) até o dia 15 de novembro, os 332.540 eleitores de Rio Preto serão engolidos por uma avalanche de informações (nem sempre verdadeiras), que chegarão na forma de apelos, propostas, projetos, promessas, acenos, apertos de mãos, abraços (físicos ou virtuais) e toda sorte de outros meios (nem sempre lícitos, infelizmente) que candidatos vão encontrar para conquistar votos. 

Em duas décadas, o cardápio de opções para o eleitorado rio-pretense nunca foi tão grande e variado. São dez candidatos à cadeira de chefe do Executivo. E outros 396 aspirantes a uma das 17 vagas na Câmara de Vereadores. 

O tempo de campanha é relativamente curto, mas promete um alto grau de tensão. Primeiramente, porque estamos em meio a uma pandemia com consequências trágicas e que exige uma nova forma de abordagem do candidato junto ao eleitor. 

As novas tecnologias, que encurtam espaço e facilitam o acesso e a comunicação, também disseminam notícias falsas, montagens e desinformação. O País está dividido, com exemplos de excessos e abusos que obrigam as instituições a dobrar a vigilância. 

Ciente da importância do jornalismo profissional como um dos principais sustentáculos da democracia, o DLNews encara o desafio de cobrir o processo eleitoral com independência, imparcialidade, seriedade, informação de qualidade e uma abordagem abrangente, de forma a ampliar o olhar para além das bolhas nas redes sociais. Com o lançamento de uma página, dentro do portal, exclusiva para as eleições 2020.

Fundamental nesse processo trazer novos profissionais, além de jornalistas, para o processo de questionamentos. É o que foi feito, por exemplo, na elaboração dos perfis dos candidatos, que serão apresentados em duas etapas, a partir desta segunda (28). Na primeira, eles respondem a questionamentos da psicóloga Mara Madureira, especialista em psicoterapia clínica Cognitivo-comportamental pela Famerp e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. Na segunda etapa, se submeterão a perguntas formuladas pelo empresário Marcos Scaldelai, especialista em atitudes de empreendedorismo e liderança, autor de três best-sellers, presidente do LIDE Noroeste Paulista e dono da Scaldelai Projetos de Crescimento. 

Teremos também um time de sete jornalistas convidados (que não integram a equipe do DLNews) e que atuam em diferentes áreas e veículos de comunicação, com posições antagônicas muitas vezes e vivências diversas. A maioria sem familiaridade com a cobertura do dia a dia da política partidária. Cada dia da semana, um deles fará um texto opinativo sobre o processo em curso, sugerindo, criticando, levantando temas que precisam ser abordados ou até dando voz a segmentos da sociedade que acabam "esquecidos”.  O timaço será integrado por Wilson Guilherme, Ester Mendonça, Ana Rogéria, Mel Cerosi, Willian Batista, Joseane Teixeira e Greison de Melo. 

Vamos trazer ainda análises feitas por nossos profissionais em parceria com a TV Record, pesquisas de opinião, leituras de cenário, entrevistas e espaços para que os candidatos apresentem seus planos de governo, além, é claro, do noticiário do dia. 

Esperamos, com isso, contribuir para que você, eleitor, tenha os instrumentos e as informações necessárias para fazer uma escolha consciente. E viva a democracia!

Você pode acessar o site das Eleições 2020 aqui!







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!