Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Filhotes nasceram com 300 gramas cada uma
Foto por: Divulgação
Filhotes nasceram com 300 gramas cada uma

Conheça as duas novas lobinhas do Zoológico de Rio Preto; veja vídeo

Por: Da Redação
24/09/2020 às 09:58
Cidades

Por conta da quarentena as filhotes esperaram dois meses para serem oficialmente apresentadas


O Zoológico de Rio Preto apresentou duas filhotes de lobo-guará que nasceram há dois meses, no dia 17 de julho, com apenas 360 gramas cada uma. As duas novas integrantes do zoológico hoje estão pesando mais de 4 quilos. 

O zoo integra a rede de proteção e conservação da espécie e esses animais fazem parte do programa de conservação da espécie firmado entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil - AZAB e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade - ICMBio.

As filhotes não têm nome e são diferenciadas por uma leve diferença na cor da cauda.

Os lobos-guará são mantidos em um grande espaço de mais de 200 metros quadrados no zoológico e têm uma dieta de 60% de frutas frescas e 40% de carne de frango.

O manejo de limpeza, fornecimento de alimentos e condicionamentos é feito diariamente. Em alguns momentos gostam de interagir, principalmente durante treinamentos, e não têm aversão às pessoas com quem precisam lidar.

Os pais
Pluto chegou no Zoo em junho de 2012 com cerca de 2 meses de idade, foi encaminhado pela polícia ambiental de Fernandópolis e colocado com uma fêmea que tinha vindo transferida de Bauru. Ela morreu dois anos depois e por isso não se reproduziram.

Vitória chegou em junho de 2016, também com cerca de dois meses, apresentando uma fratura na pata traseira. Foi mantida em um recinto ao lado do macho por cerca de 8 meses e depois foram colocados juntos. Em 17 de julho de 2018, deu cria ao seu primeiro filhote, mas ele morreu em seguida.

Programa de conservação
O programa faz parte de um Plano de Ação Nacional - PAN para conservação de diversas espécies animais in-situ (natureza) e ex-situ (cativeiro) coordenado pelo ICMBio. O Zoológico de Rio Preto integra essa rede de proteção e conservação da espécie lobo-guará.

Os animais ficaram ainda mais em evidência depois do lançamento da nota de R$ 200, que tem como estampa o lobo-guará, que corre risco de extinção.























Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!