Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Incêndio que devastou área do antigo Ipa
Foto por: Prefeitura de Rio Preto/Ferdinando Ramos
Incêndio que devastou área do antigo Ipa

Após incêndio no antigo IPA, prefeito pede ajuda ao Estado para recuperar área

Por: Da redação
15/09/2020 às 17:12
Cidades

O fogo consumiu 93% dos 168,9 hectares da Estação Ecológica e 73% dos 277 hectares da Floresta do Noroeste Paulista. A área queimada soma 500 hectares


O prefeito Edinho Araújo aproveitou a visita do Governador do Estado de São Paulo, João Doria, a São José do Rio Preto, nesta terça-feira (15/09), para apresentar relatório dos danos causados pelo incêndio que consumiu grande parte das áreas de preservação permanente na região do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA).

Representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Ambiental, Polícia Militar e Polícia Civil participaram rapidamente da apresentação e relataram ao governador os cuidados durante o combate as chamas, o resgate dos animais e os estragos causados pelo fogo.

 Em documento entregue ao Governador João Doria, o prefeito Edinho Araújo solicita ajuda para iniciar os trabalhos de recuperação da Estação Ecológica e da Floresta Estadual. Entre os pedidos, Edinho destaca uma parceria com o Município para o manejo de flora, replantio de algumas espécies, impacto dos incêndios que ocorreram nos últimos dias sobre a fauna, flora e todo o impacto hídrico, além da criação de um banco de sementes.

 O balanço apresentado ao Governador traz os dados do corpo de Bombeiros que apontaram que a extensa estiagem fez aumentar na região, em 270%, o número de ocorrências de incêndio em matas e pastagens nos primeiros 13 dias de setembro na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram398 chamados desse tipo neste ano, ante 147 em 2019.

 Doria parabenizou o trabalho dos Bombeiros, PM, Defesa Civil, Fundação Florestal e voluntários, que estão mobilizados na preservação do meio ambiente em nosso Estado, enaltecendo os trabalhos desenvolvidos durante o incêndio em Rio Preto. O Governador ainda aproveitou para destacar algumas ações que já foram tomadas pelo Estado para ajudar a cidade, como o envio de 60 homens e 10 veículos para atuar em conjunto com os demais órgãos de proteção, melhorando o controle e a preservação das áreas atingidas.

 De acordo com os números da Polícia Ambiental, o fogo consumiu 93% dos 168,9 hectares da Estação Ecológica e 73% dos 277 hectares da Floresta do Noroeste Paulista. A área queimada soma 500 hectares.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!