Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Edmilson Zanetti, jornalista e editor
Foto por: Divulgação
Edmilson Zanetti, jornalista e editor

Editora de Rio Preto reúne 135 autores em 2 livros sobre a pandemia

Por: Da Redação
29/08/2020 às 19:07
Cultura e Diversão

Textos tratam exatamente do tema que tocou a humanidade em 2020, da China ao sertão paulista, sem escapatória.


O que você fez nesses meses de pandemia? Chorou? Engordou? Bebeu mais? Ficou deprê? Tomou remédio? Orou? Amou mais? Sentiu saudades de quem? Isolou-se de fato? Teve medo? Xingou? Morreu um pouco? Reviveu?

Você, não sei. Mas 135 autores resolveram contar ao público leitor, em prosa, verso e imagens, a amarga experiência dos novos tempos que obrigam a todos ao uso de máscaras, ao isolamento social e ao gesto pouco comum de lavar as mãos todo momento, com álcool em gel ou sabão.

Os textos estão em reunidos em duas coletâneas que a Editora Ponto Z, de Rio Preto, disponibiliza para o mercado editorial em setembro. Tratam exatamente do tema que tocou a humanidade em 2020, da China ao sertão paulista, sem escapatória.

"No Cárcere com o Corona – memórias etílicas, idílicas ou nem tanto” reúne 100 autores de nove estados brasileiros, três dos quais de fora do país – um de Cuba e dois de Portugal. A maioria é de Rio Preto e da região.  Assinam "Curtas Reflexões” 35 autores – 33 de Rio Preto e dois de São Paulo.

Coordenado pelo jornalista e editor Edmilson Zanetti, o primeiro livro contempla, num formato híbrido de estilos, poemas, contos e crônicas com os mais variados tons de sentimento humano – raivosos, amargos, doces, contemplativos, reflexivos, mas sobretudo saídos do fundo da alma.

"Mais que uma coletânea, considero esse livro um documento histórico do momento que estamos vivendo, um documentário que vai permitir a futuras gerações saber como seus parentes e amigos próximos sobreviveram aos tempos da peste moderna chamada coronavírus”, diz Zanetti, editor dos dois livros e coordenador de "No Cárcere com o Corona”. Ele chama atenção ainda para a diversidade de idade. Tem escritor de 8 a 95 anos, incluindo cinco adolescentes.

"Curtas Relexões”, a outra publicação, como o título sugere, tem um formato de textos curtos – nanocontos, microcontos e haicais. Também fotografia, legendada de forma poética ou sem texto.

"Pensamos numa proposta com as expectativas de que tudo isso seria passageiro. Convidamos alguns amigos para falarem sobre, mas rápido. Não foi tão rápido assim. Interessante é que puderam perceber que é possível falar das nossas angústias, dos nossos desejos, de maneira sucinta. Foi uma bela experiência para muitos. Para alguns é mais difícil escrever textos curtos. Uma boa parte nunca tinha feito textos rápidos. As fotos vieram acrescentar a proposta de dizer o que está passando com poucas palavras. No caso, com um clic”, afirma o coordenador da segunda coletânea, o também Jornalista Zeca Pontes.

SERVIÇO

"No Cárcere com o Corona” – 194 páginas, 100 autores, R$ 30

"Curtas Reflexões” – 64 páginas, 35 autores, R$ 20

Onde comprar – Editora Ponto Z, pelo telefone (17) 99230-0006 ou pelo e-mail editorapontoz@gmail.com

’No Cárcere com o Corona – memórias etílicas, idílicas ou nem tanto’ reúne 100 autores de nove estados brasileiros
Foto por: Reprodução
’No Cárcere com o Corona – memórias etílicas, idílicas ou nem tanto’ reúne 100 autores de nove estados brasileiros






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!