Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Edinho e Aldenis durante abertura da nova UBS Anchieta
Foto por: Prefeitura de Rio Preto
Edinho e Aldenis durante abertura da nova UBS Anchieta

Edinho se vê entre dois levantes, o dos médicos e o dos donos de restaurantes

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Heitor Mazzoco
12/08/2020 às 20:46
Bastidores

Carta aberta de médicos pede lockdown. E grupo de donos de restaurantes ameaça abrir as portas por conta e risco


Levantes 
Mais uma vez, o prefeito de Rio Preto, Edinho Edinho Araújo (MDB), e o Secretário de Saúde, Aldenis Borim, se veem obrigados a lidar com dois levantes com demandas opostas. De um lado, um grupo de donos de restaurantes decididos a abrir as portas por conta e risco, mesmo desobedecendo regras do governo do Estado. De outro, um movimento de 47 médicos e educadores pedindo lockdown como medida para conter o avanço do novo coronavírus.

Carta 
Em uma longa carta aberta aos prefeitos da região, o grupo da saúde fala em desgastes físicos e psicológicos no trabalho diário para salvar pacientes com Covid-19 . "Entendemos que, para além dos esforços já realizados de garantir atendimento de qualidade e humanizado, de aumentar leitos de enfermaria e UTI aos pacientes mais graves, é necessário urgentemente medidas radicais que façam diminuir a circulação do vírus”, diz trecho do documento. 

Signatários 
Na lista de signatários da carta estão, além de militantes já conhecidos da bandeira pró-isolamento radical, como o médico sanitarista Cacau Lopes e a chefe da UTI do Hospital de Base, Suzana Lobo, nomes surpreendentes como os do hematologista João Victor Picolo e o do nefrologista Mario Abbud Filho. Todos estes profissionais são ligados ao complexo Funfarme. O governo municipal não se manifestou sobre o documento, que circulou por meio da imprensa, grupos de Whatsapp e redes sociais. 

Paciência 
Para o grupo de proprietários de bares e restaurantes, o governo prometeu, durante reunião no início da noite de terça (11), a criação de um protocolo de reabertura diante de eventual avanço da cidade para a fase amarela nas próximas semanas.  

Menor contágio 
O secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, citou na reunião, da qual participaram ainda representantes da Acirp, que, pelos dados atuais, apontando tendência de queda no número de infectados, cresce a expectativa de que a cidade avance na flexibilização até o final do mês de agosto. A taxa de internação, segundo ele, ainda é alta, mas deve começar a cair também em breve.  

Para já 1
Em nota assinada pelo presidente Kelvin kaiser, a Acirp afirma que a proposta da entidade é que, em conjunto com restaurantes, Vigilância Sanitária e o Comitê de Enfrentamento ao Covid, se comece a preparara os estabelecimentos para a reabertura já na próxima semana, incluindo academias e salões de beleza. 

Para já 2
"A entidade já colocou à disposição toda a sua infraestrutura e está promovendo reuniões com os três setores para que esses empresários possam se preparar para, a partir do momento em que Rio Preto avançar para a fase amarela, reabrir os seus estabelecimentos”, diz a Acirp, certa de que a mudança de fase se dará semana que vem. 

"Rebeldia de alguns" 
O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Rio Preto (Sinhores) diz, em nota, que convocou diretoria e departamento jurídico para analisar a ação "rebelde" do grupo que pretende reabrir restaurantes na próxima sexta-feira (14). A reunião ocorrerá nesta quinta-feira (13) e, posteriormente, a entidade se pronunciará. 

Mais 20
Os novos 20 leitos de UTI autorizados pelo governo do Estado no Hospital de Base de Rio Preto passam a funcionar, oficialmente, na próxima segunda-feira, dia 17. Atualmente, são 117 vagas conveniadas, que chegaram a 100% de ocupação nesta terça-feira, dia 11. Com isso, a capacidade do HB para assimilar pacientes que carecem de atendimento intensivo salta para 137 leitos. 

Rápido 
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), pretende dar o nome de Eurides Locatteli Garcia, que morreu no último dia 6 de agosto, a uma escola do município. O vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia (DEM), já foi comunicado pelo emedebista de que sua mãe receberá a homenagem póstuma. 

Sem tempo 
Rodrigo Garcia, aliás, provoca intensa "ansiedade” nos bastidores da política de Rio Preto com relação ao posicionamento que o democratas deverá assumir nas corrida eleitoral deste ano. O problema é que o homem, que já vinha engolido pelas demandas do cargo em tempos de pandemia - e também a uma sucessão de episódios de mortes e doenças na família - se vê agora com menos tempo ainda para pensar a esfera paroquiana.  

Novas tarefas 
O governador João Doria (PSDB), que testou positivo para Covid-19, anunciou que vai cumprir quarentena, mas não vai se afastar do posto. Ainda assim, o vice começa a incluir em sua listra de tarefas as atividades presenciais do tucano. Coube a ele nesta quarta, por exemplo, conduzir as coletivas diárias de atualização da Covid-19 no Estado, entre outras atividades. 

Dentro de casa 
No campo pessoal, o ano tem sido especialmente difícil para o vice, que perdeu o sogro e a mãe. E ainda teve dois filhos, a sogra e o pai infectados pela Covid-19. O último, Paulino Locatelli Garcia, desenvolveu quadro mais grave da doença. 

Candidatíssimo
O prefeito Edinho Araújo (MDB) disfarça quando perguntado sobre a reeleição, mas os atos falam por ele. Nesta quarta-feira (12), Edinho "inaugurou” a sinalização do anel viário J. Hawilla, obra que ainda não está pronta, em frente ao Georgina Business Parque. O prefeito entregou à família do empresário uma placa comemorativa contendo reprodução das informações impressas na sinalização, além de uma réplica da estrutura.

No limite
A inusitada "inauguração de sinalização” – na verdade, cinco pórticos de identificação - tem um motivo: pelas regras eleitorais, as inaugurações não podem ocorrer três meses antes das eleições, remarcadas neste ano para 15 de novembro. Ou seja, o prazo final para os atos públicos é 15 de agosto. Essa foi no limite.

Quem avisa...
"Cuidado com fake news. Pode (quem for flagrado fabricando e distribuindo notícias falsas) ser acordado pela Polícia Federal. Temos meios de chegar.” O recado, naquele tom "quem avisa amigo é”, foi dado pelo juiz eleitoral Paulo Marcos Vieira durante entrevista à TV Câmara nesta quarta-feira (12). 

...amigo é
Sobre quem argumenta que atuar contra fake news é censura, o juiz deixa clara sua posição. "Só não vê quem não quer a diferença de liberdade de expressão com cometimento de crimes.” Outro alerta do magistrado foi para os pré-candidatos em relação ao que ele classifica como campanha eleitoral antecipada e ataques à honra de adversários. "Estaremos de olho”. 

Alternativa  
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, Kelvin Kaiser, fez acordo com a Latam para receber R$ 5,5 mil em voucher que pode ser usado para viagens domésticas ou internacionais. Ele foi para a Justiça contra a empresa área depois de um voo entre São Paulo e Rio Preto ser cancelado. A previsão de chegada era 16h25, mas Kaiser chegou às 20h. E perdeu uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto.

Investimento 1
O setor de medicina suplementar anda mesmo disposto a investir em Rio Preto. A Unimed, com cerca de 260 mil clientes, está inaugurando dois novos prédios para concentração de seus serviços. 

Investimento 2
Um dos novos espaços, na avenida Clóvis Oger, foi inaugurado no último dia 3 e reúne atendimento de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição, entre outros. O outro espaço, que será inaugurado na segunda-feira, dia17, vai funcionar no Plaza Avenida Shopping. O local vai abrigar a atenção integral primária à saúde, a saúde ocupacional e também unidades de vacinação. 

Fim
Um dos mais tradicionais restaurantes de Rio Preto, a Bambina, na Redentora, aberto em 1966, vai fechar as portas em decorrência da pandemia da Covid-19. O DLNews antecipou a história em 18 de abril.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!