Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Com orçamento menor e pandemia, Ecofalante ganha versão virtual

Por: FOLHAPRESS - LEONARDO SANCHEZ
12/08/2020 às 09:30
Famosos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - É em um cenário hostil que a Mostra Ecofalante de Cinema chega à sua nona edição, a partir desta quarta-feira (12). Hostil por cau...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - É em um cenário hostil que a Mostra Ecofalante de Cinema chega à sua nona edição, a partir desta quarta-feira (12). Hostil por causa da devastação que a pandemia de coronavírus causou no setor cultural, mas também pela escalada de um discurso político avesso ao ecologismo no país.
Totalmente online, pela primeira vez, o festival dedicado a filmes que debatem questões socioambientais reúne este ano 98 títulos de 24 países. Eles serão exibidos em três plataformas de streaming diferentes, de forma gratuita, por mais de um mês.
É um número menor do que o do ano passado -que teve 132 produções em sua seleção-, mas que pode ser visto com entusiasmo depois dos reveses que atingiram a Ecofalante neste ano. Originalmente programada para junho, a mostra foi adiada em meio às incertezas provocadas pela Covid-19 e, então, se apropriou da internet para que pudesse acontecer.
"Em fevereiro nós já percebemos que não ia dar pra fazer o festival em junho. Aí em março notamos que a situação seria muito mais séria aqui no Brasil e começamos, então, a estudar a alternativa digital", diz Chico Guariba, diretor da Ecofalante.
"O que nós sempre tivemos em mente é que a gente não podia deixar de ter essas discussões socioambientais esse ano, porque os problemas nessa área não sumiram, eles pioraram. E como nós já tínhamos parte dos recursos financeiros, a gente tinha que fazer acontecer."
Devido aos impactos econômicos do coronavírus, a Ecofalante perdeu cerca de 40% da verba de anos anteriores --"o dinheiro que costumava vir da prefeitura foi para os hospitais"-- e, com isso, precisou reduzir seu tamanho, perdendo algumas seções.
Mas algo de positivo veio desse cenário: se antes o festival era um dos principais eventos cinematográficos de São Paulo, este ano ele vai alcançar todo o Brasil. "Nessa adversidade a gente vai poder atingir um público maior e atender à população de todo país que quer consumir esse tipo de informação sobre o meio-ambiente", diz Guariba.
E as novas proporções que a Ecofalante ganhou já puderam ser sentidas na Semana do Meio Ambiente, em junho, quando aconteceu uma espécie de aquecimento para a mostra. Os títulos e os debates que ocorreram na ocasião foram assistidos em 490 cidades brasileiras, em todos os estados.
Agora, os filmes selecionados para exibição a partir desta quarta estarão disponíveis em levas. Com datas e horários pré-definidos, as sessões virtuais foram pensadas para que a mostra mantivesse uma estrutura de festival, mesmo que à distância.
Entre os destaques da programação estão os estrangeiros "Jawline: Ascensão e Queda de Austyn Tester", premiado em Sundance, "Botando pra Quebrar", exibido em Cannes, e "Tomates, Molho e Wagner", que tentou uma vaga para a Grécia no Oscar.
Já entre os brasileiros estão "Acqua Movie", protagonizado por Alessandra Negrini, e o curta-metragem "Tuã Ingugu", dirigido por Daniela Thomas. Há ainda uma nova seção, dedicada a velhas produções nacionais premiadas, e debates virtuais.
Esses e outros títulos vão discutir diversos temas abrigados pelo guarda-chuva da ecologia, em um momento difícil para quem defende o tema no Brasil -até porque, Guariba destaca, epidemias como a atual têm relação direta com a questão ambiental.
"A mostra sempre foi um local de resistência, porque os problemas socioambientais estão muito presentes na realidade brasileira. E o momento atual do país se faz muito presente na filmografia deste ano e nos textos que usamos como referências para a curadoria, que fazem uma ponte com o momento de pandemia que estamos vivendo."

Publicado em Wed, 12 Aug 2020 09:02:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!