Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Após suspeita de fraude, prefeito de SP suspende contratos de compras na Saúde

Por: FOLHAPRESS -
07/08/2020 às 20:30
Brasil e Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRES) - O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), suspendeu as licitações que estavam em fase inicial da Secretaria Municipal de Saúde re...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRES) - O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), suspendeu as licitações que estavam em fase inicial da Secretaria Municipal de Saúde relacionadas à AHM (Autarquia Hospitalar Municipal).
A decisão foi tomada nesta sexta-feira (7) um dia após a operação Nudus, da Polícia Federal, apontar suspeitas de fraudes em dois contratos emergenciais para a aquisição de 600 mil aventais descartáveis que seriam destinados a hospitais da capital gerenciados pela autarquia. Juntos, os dois contratos somam R$ 11 milhões.
Segundo a Polícia Federal, a chefe do setor de compras da AHM é namorada do dono da empresa responsável pelo fornecimento dos aventais.
Na quinta (6), a Polícia Federal esteve nos endereços dos dois suspeitos, mas os localizou num hospital da capital paulista. Os celulares de ambos e uma amostra dos aventais foram apreendidos.
Os aventais serão encaminhados à perícia para comprovar ou não a justificativa apresentada para explicar o alto custo: o produto teria proteção contra bactérias.
Também na quinta, o controlador-geral do município, João Manoel Scudeler de Barros, oficiou o TCU (Tribunal de Contas da União) e solicitou documentos e provas colhidas pela Polícia Federal nas investigações sobre o caso.
Barros fará uma investigação interna para responsabilizar empresas e servidores públicos envolvidos nos supostos esquemas de fraude.
A AHM, que administra 11 hospitais municipais da capital paulista, como o Jabaquara (zona sul) e o Tatuapé, o Ermelino Matarazzo e o Tide Setúbal (zona leste), será extinta, de acordo com a Lei 17.433/2020, sancionada no último dia 30 de julho.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Édson Aparecido, a pasta será reorganizada administrativamente. Com a mudança, a gestão dos hospitais passará a ser feita pela própria secretaria de Saúde.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo informa que, por determinação do prefeito Bruno Covas, todas as concorrências serão retomadas para a SMS (Secretaria Municipal de Saúde).
"A Controladoria Geral do Município abriu uma sindicância para apurar eventuais irregularidades em compras da Autarquia Hospitalar Municipal e enviou ofícios ao Tribunal de Contas da União e à Polícia Federal solicitando compartilhamento de informações", diz o texto.

Publicado em Fri, 07 Aug 2020 20:22:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!