Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Calçadão de Rio Preto
Foto por: Toninho Cury/Fotojornalista
Calçadão de Rio Preto

Entre pré-candidatos à cadeira de Edinho, 4 defendem maior isolamento e 2 pregam abertura total

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Heitor Mazzoco
02/08/2020 às 09:35
Bastidores

Outros dois acreditam que cidade deve permanecer na fase laranja. Como pandemia subiu no palanque, sobram críticas ao Executivo municipal


Cabo de guerra 
Desde o início da pandemia, Rio Preto, assim como o resto do País, está dividida. De um lado, os defensores de medidas mais radicais de isolamento para conter a Covid-19. De outro, críticos da quarentena, que pregam retomada total do setor produtivo (com protocolos sanitários) em novo da saúde econômica. Candidato à reeleição, o prefeito Edinho Araújo (MDB), que vem tentando contemplar os dois lados, virou alvo de seus adversários de urna que trafegam nas duas vias. 

E aí, pré-candidato?
 O DLNews pediu a posição dos dez políticos que colocaram oficialmente seus nomes como pré-candidatos à prefeitura com a seguinte pergunta: "Diante do quadro atual da Covid-19, o que o (a) senhor (a) defende em relação à flexibilização: avanço para a fase amarela, permitindo a retomada de setores importantes da economia, apesar dos números de doentes e mortes em alta, ou a regressão para a fase vermelha, de forma a intensificar o isolamento social na tentativa de reduzir o avanço da doença? Quatro defendem isolamento maior, dois querem abertura, dois pregam o laranja, um não deixa a posição clara e uma – Danila Azevedo (PTC) – não respondeu. Confirma abaixo as respostas (com tamanho pré-definido pela coluna) de cada um, por ordem alfabética. 

Carlos Alexandre (PC do B)
"Governo forte garante saúde e economia. Governo fraco não garante nada. Sabemos da importância de cuidar da economia e garantir emprego e renda. Sem saúde não há Economia. Aliás, saúde é economia. E o pior, o prefeito sabe disso e deveria ter uma posição clara e responsável. Vidas em primeiríssimo lugar. O negócio não é só aumentar leitos, mas minimizar o contágio. Por isso se impõe o isolamento total.”

Carlos de Arnaldo (PDT) 
"Rio Preto está na pior fase da Covid 19.  Se fosse escolher uma cor, seria a roxa. Roxa de dor. Faltou planejamento estratégico, em sintonia com os outros municípios que fazem divisa com Rio Preto. Os que mais internam nos nossos hospitais e no HB são Mirassol, Tanabi, Guapiaçu, Bady Bassitt, Nova Granada, etc... E as políticas de isolamento são tomadas de forma independente e muitas conflitantes com a de Rio Preto. Faltou ao nosso prefeito coordenar uma política emergencial para o enfrentando da Covid 19 em conjunto com todos os municípios da macro-região.”  

Celi Regina (PT)
"Infelizmente, o crescente número de óbitos, a dificuldade para obtenção de sedativos e relaxantes musculares e o estresse físico e mental das equipes na linha de frente da saúde colocam a necessidade de ações e decisões que preservem as vidas. E, como houve negligência no comando da crise sanitária que sequer articulou um Plano de Enfrentamento ao coronavírus no município, o mais sensato é regredir para a fase vermelha. Em defesa da vida.” 

Coronel Helena (Republicanos) 
"Edinho errou desde o início. Fechou Rio Preto cedo demais, não testou nem isolou os contaminados, não apontou um caminho seguro para a reabertura e tomou decisões conflitantes e duvidosas. Defendo a abertura com restrições, ampliação de horário do comércio em geral, campanhas educativas, testagem em massa, isolamento de contaminados e rastreamento de contatos, enquanto aguardamos a vacina. Também defendo o aumento e desinfecção de ônibus e locais públicos diariamente. Dinheiro não falta.”

Filipe Marchesoni (Novo)
"Restringir o funcionamento ou impedir a atividade econômica vai contra os nossos ideais e, portanto, do que penso como pré-candidato a prefeito de Rio Preto. Ela deve ser retomada. As decisões da Prefeitura inviabilizam o comércio, indústria e serviços e punem empresários, empreendedores, trabalhadores e suas famílias. Desde o início o poder público deveria ter envolvido e mobilizado a população para que todos tenham consciência de suas responsabilidades e cuidados a adotar visando os cuidados e a saúde de todos.”

Marco Casale (PSL)
"Em respeito aos profissionais de saúde, entendemos que é preciso manter o isolamento na fase laranja e oferecer segurança a todos, com EPIs eficientes. O governo não apresentou projeto coordenado para o enfrentamento da pandemia, como campanhas de conscientização ou auxílio a categorias impactadas. Algumas classes da economia foram prejudicadas pela falta de ousadia e de orientação sobre isolamento e uso do espaço público, impondo restrição ao comércio nos primeiros meses da pandemia. Um despreparo, porque era baixa a ocupação de UTIs. A saturação do sistema ocorreu só em julho.” 

Marco Rillo (PSOL)
"Isolamento social sério, que salva vidas, não é regressão, é avanço. É isso que eu defendo, um isolamento social que preserve vidas e devolva à cidade a segurança necessária para retomar suas atividades. Mas, infelizmente, o prefeito Edinho adotou a mesma estratégia perversa praticada pelo Bolsonaro: imunização de rebanho, que já vitimou 240 pessoas e colocou Rio Preto em um limbo sem fim.”

Renato Pupo (PSDB)
"O momento é de equilíbrio e serenidade. Regredir para a fase vermelha agrava ainda mais a situação da economia. Avançar para a fase amarela, faz aumentar os riscos de contaminação. Portanto, o mais recomendável, me parece, é a permanência na faixa laranja, seguindo orientações de especialistas da saúde e da área econômica. Prefeitura deve fazer sua parte,  flexibilizando prazos e formas de pagamento dos tributos municipais, e  diminuindo ou suspendendo a cobrança de alguns.”

Rogério Vinícius (DC)
Tendo em vista a postura ditatorial e reiteradamente equivocada da prefeitura, que nos levou ao atual quadro de evolução da crise, é inviável, nesse momento, o avanço para a fase amarela. A fim se corrigir todos os erros até aqui cometidos, é necessária a adoção de medidas para interromper a cadeia de transmissão para, só depois, pensar em um plano democrático e participativo de retomada da economia.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!