Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Nogueira é virologista que comanda estudo de vacina para Covid-19
Foto por: Divulgação
Nogueira é virologista que comanda estudo de vacina para Covid-19

Fechamento de escolas e comércio ajudou a reduzir transmissão do coronavírus, diz estudo

Por: Da Redação
23/07/2020 às 20:31
Bastidores

Trabalho que envolveu pesquisadores de várias instituições brasileiras (como Famerp) e britânicas (como a Universidade de Oxford) foi publicado nesta quinta na Sicence Maganize


Na Science 1
Um estudo publicado nesta quinta-feira (23) na Science Magazine (uma das revistas científicas acadêmicas mais prestigiadas do mundo), e que contou com a participação do professor e chefe do Laboratório de Virologia da Famerp, Maurício Lacerda Nogueira, mostrou como o fechamento das escolas e comércio no final de março contribuiu para reduzir a taxa de transmissão do vírus em São Paulo e no Rio de Janeiro em relação ao que foi inicialmente projetado.  

Na Science 2
O trabalho, feito a partir de amostras colhidas de pacientes positivos para SARS-CoV-2 entre março e abril em 85 cidades brasileiras, teve início no Centro de Genômica e Epidemiologia de Arbovírus com pesquisadores brasileiros e de instituições britânicas, como a Universidade de Oxford. Depois, se estendeu a diversos outros pesquisadores de universidades e institutos Brasil, incluindo a Famerp.

Impacto das intervenções
Apontado pela revista como o maior estudo da vigilância genômica da Covid-19 na América Latina, o estudo reuniu dados epidemiológicos e de mobilidade humana para investigar a transmissão do vírus em diferentes escalas. E o impacto das medidas de intervenção não farmacêuticas no controle da epidemia no Brasil.

De avião
Os pesquisadores detectaram mais de 100 introduções distintas de Covid-19 no País originárias da Europa – a maior nas capitais com maior incidência de voos internacionais, como São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Rio de Janeiro. O estudo também concluiu que 76% dos vírus detectados até o final de abril se agruparam em 3 grandes grupos que foram introduzidos entre o final de fevereiro e início de março. E se espalharam rapidamente pelo País antes que as medidas de controle de mobilidade fossem iniciadas.








Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!