Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



UPA de Mirassol receberá três ventiladores do Governo de SP
Foto por: Divulgação
UPA de Mirassol receberá três ventiladores do Governo de SP

Com lotação em hospitais, UPAs de Rio Preto e Mirassol vão receber respiradores do Estado

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Heitor Mazzoco
14/07/2020 às 20:41
Bastidores

Dos 38 ventiladores anunciados para a região nesta terça-feira (14), 16 são destinados para estes serviços, que incluem ainda Votuporanga e Sales


Operação emergência 1
UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e prontos-socorros de Rio Preto e região começam a receber nesta semana respiradores do governo do Estado como forma de driblar a lotação das UTIs para Covid-19 em instituições hospitalares, como o Hospital de Base e Santas Casas.

Operação emergência 2
Dos 38 ventiladores anunciados para a região nesta terça-feira (14), 16 são destinados para estes serviços, considerados porta de entrada do paciente. São 10 para Rio Preto, três para a UPA de Mirassol, dois para a UPA Fortunata Pozzobom de Votuporanga e um para a UPA de Sales.  


Operação emergência 3
Em Rio Preto, segundo o Estado, os prontos-socorros da Vila Toninho e do Santo Antônio vão receber dois respiradores cada. Assim como as UPAs Tangará, Jaguaré e Região Norte, também com dois aparelhos cada. Parte dos aparelhos será distribuída e outra parte vai se concentrar na UPA Tangará, afirmou o secretário de Saúde, Aldenis Borim, ao DLNews, mas sem detalhar. 

Em Mirassol
Em Mirassol, que não tem nenhuma UTI do SUS para Covid-19, e os pacientes são enviados para Rio Preto e Jaci, os ventiladores serão  instalados na UPA e são esperados com ansiedade até sábado (18), segundo o diretor municipal de Saúde, Antônio Carlos Bittar. 

"Frio na espinha”
Nesta terça (14), ao pedir vaga no Hospital de Base para paciente na central de regulação da DRS, Mirassol recebeu a informação de que Rio Preto estava "no limite". "Aí, o encaminhamento foi feito para Jaci”, explica Bittar. O Hospital de Jaci opera com 18 leitos para a região. "Hoje eu senti um frio na espinha. O povo não está entendendo, a população não respeita as recomendações”, desabafa o diretor. A cidade contabiliza 8 mortes e 233 casos. 

Lotação

Boletim Covid-19 emitido pelo Hospital de Base mostra que na segunda-feira (13), 107 dos 117 leitos da instituição estavam ocupados, a maior lotação desde que a pandemia começou. Rio Preto já anunciou a colocação de 20 leitos na UPA Jaguaré, com oito deles equipados com respiradores, como alternativa. Também anunciou contratação de leitos UTI (20) e enfermaria (15) no Hospital de Jaci, mas que ainda não estão em funcionamento. 

Recurso negado 1
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ) negou recurso de Fany Cristina Warick, mulher de Liszt Abdala, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto, em ação de improbidade administrativa por suposto esquema de fraude em licitação junto à Empresa Municipal de Urbanismo de Rio Preto (Emurb).

Recurso negado 2
Fany tentou fazer com que o TJ revertesse decisão de 1ª instância para que a ação movida pelo Ministério Público não fosse aceita. Se lograsse sucesso, ela deixaria de ser ré. De acordo com ação, Fany alega que o MP não tem elementos para acusá-la e, por fim, o processo não deveria ter sido recebido pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda de Rio Preto, Adilson Araki Ribeiro. Na decisão, o TJ não viu irregularidade no recebimento da ação.

Recurso negado 3
A suspeita do Ministério Público é a de que ocorreu conluio de pessoas para fraudar a licitação da implementação da Área Azul digital. Entre os réus na ação aparece ainda a irmã de Liszt Abdalla, Liszeila Reis Abdala Martingo. O escândalo levou à saída de Liszt do governo municipal.

Impressionado
O deputado federal Kim Kataguiri (DEM) parece ter ficado mesmo impressionado com o que viu quando visitou o complexo formado pelo Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade e Faculdade de Medicina (Famerp). Além de indicar R$ 1,5 milhão em recursos para a instituição, ele passou a usar o trabalho liderado pelo médico Jorge Fares, diretor-executivo da Funfarme, em debates e entrevistas como modelo de gestão na área da Saúde.

Documentário
Agora, o deputado encomendou à sua equipe a produção de um documentário "com o propósito de mostrar que é possível fazer saúde pública de excelência com gestão marcada por austeridade e transparência", tendo o HB como um dos exemplos que está coletando.

Pós-pandemia
A equipe do deputado Kim Kataguiri já realizou reuniões de pauta para definir o roteiro do documentário, que só não começou a ser gravado em razão da pandemia e dos limites impostos pelo coronavírus ao acesso do público em geral ao Hospital de Base.

Protagonista
Uma das muitas histórias que o parlamentar diz ter ouvido entre pacientes e colaboradores da instituição rio-pretense, que deverá ter destaque na abertura da produção, tem o médico Jorge Fares, hoje internado na UTI com Covid-19, como protagonista. Sua mania de sair pelo prédio apagando as luzes de salas vazias para economizar energia cativou o deputado. 

Caridosa JBS 1
A Prefeitura de Rio Preto publicou relação de doações recebidas desde o começo do enfrentamento da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. Na eclética lista de doadores consta, por exemplo, a JBS S/A, empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista, que levaram o ex-presidente Michel Temer (MDB) a inaugurar seu inferno astral no Planalto e acabaram presos no âmbito da Lava Jato.

Caridosa JBS 2
No dia 13 de junho, um caminhão da empresa descarregou 210 mil máscaras de proteção em Rio Preto. Há ainda relação de 2,5 mil aventais tipo TNT que foram doados pela JBS. De acordo com a empresa, as doações fazem parte do programa "Fazer Bem Faz Bem”, com doações a outros 33 municípios paulistas.

Shopping também
Os shoppings Iguatemi de Rio Preto e de São Paulo também doaram para a a Prefeitura de Rio Preto luvas, álcool em gel, máscaras e testes para detectar Covid-19.

Crítico 1
A decisão da Secretaria de Saúde de Rio Preto de transformar a UPA Jaguaré numa unidade exclusiva para atendimento de síndromes respiratórias, e também a criação de espaço com 20 leitos (8 com respiradores mecânicos e 12 normais) no local, voltou a provocar críticas duras do médico e ex-secretário da Saúde Cacau Lopes.

Crítico 2
Cacau classifica a medida como um "improviso ”. Isso porque os pacientes que antes eram atendidos no Jaguaré terão de buscar o serviço nas UPA Norte ou Santo Antônio.  "Querem jogar a população de um lugar para outro. Muitas vezes a pessoa não tem como se locomover”, afirma ele, que vem mobilizando protestos semanais silenciosos em frente a Prefeitura.

Surpreso
Uma das pessoas mais próximas de Eleuses Paiva (PSD) até as eleições de 2018, o vereador Renato Pupo (PSDB) diz que foi pego de surpresa pela decisão do atual vice-prefeito de Rio Preto de não disputar a reeleição.

Segue o baile
Hoje pré-candidato dos tucanos à Prefeitura de Rio Preto, Pupo é econômico nas palavras ao dizer que a notícia, que mexe completamente no jogo eleitoral, não impacta em sua empreitada. "Nosso grupo não vê motivo para alteração de planos, já que a pré-candidatura está encontrando muita aceitação”, afirmou.

Outros caminhos
Em 2018, Eleuses tentou convencer Pupo a desistir de sua candidatura a deputado estadual pelo PSD. De forma a deixá-lo livre para uma dobrada exclusiva com o filho do prefeito Edinho Araújo (MDB), o advogado Edinho Filho (MDB). A oferta é de que ele seria o vice na briga pela reeleição. O delegado não topou, todos entraram na disputa e ninguém se elegeu.

Animados
O entorno político partidário do ex-deputado Orlando Bolçone (DEM) não diz nem sim, nem não. Mas o clima é de que a saída de Eleuses Paiva da briga colocou o sempre discreto político nos holofotes.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!