Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Aldenis Borim, secretário de Saúde de Rio Preto
Foto por: Divulgação
Aldenis Borim, secretário de Saúde de Rio Preto

HB e Santa Casa batem recorde de ocupação em UTI de Covid e Saúde já busca alternativas

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Heitor Mazzoco
09/07/2020 às 20:19
Bastidores

Santa Casa registrou 91% de ocupação de seus 36 leitos e Hospital de Base beirou os 80% de seus 117 leitos


Mais UTIs
O secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, disse ao DLNews no início da noite desta quinta-feira (9), que o comitê de gestão da crise sanitária "já está estudando várias alternativas” para ampliar a oferta de leito de UTI-SUS para Covid-19 na cidade. Segundo ele, a atual situação " está preocupante demais”. 

Lotação recorde 1
Isso porque a Santa Casa e o Hospital de Base cravaram ocupações recordes de leitos em suas unidades de terapia intensiva. Na Santa Casa,  91% dos 36 leitos destinados ao município para pacientes Covid-19 estavam ocupados nesta quinta.

Lotação recorde 2
O HB, que já abriu a sua 4ª UTI (três grandes e uma pequena) chegou a 79% de lotação de seus 117 leitos para doentes com quadros mais graves da doença, somando 92 pacientes internados. O local, no entanto, atende, além de Rio Preto, outras 106 cidades da região. As vagas são distribuídas pela central de regulação do Estado (CROSS). 

Parcerias  
Com a evolução das doenças por toda a região, é muito provável, segundo Aldenis, que Rio Preto "precise de mais”. Desde a semana passada o comitê vem conversando com possíveis parceiros para a ampliação desse volume de leitos de UTI. As vagas em enfermarias são consideradas suficientes ainda, mas o setor de tratamento intensivo é o que mais preocupa. 

Só sobe 
Rio Preto, que na quarta (8) bateu recorde de mortos em 24 horas, com 10 óbitos, atingiu outro recorde nesta quinta (9): o de infectados, com outros 332 doentes. Com isso, a cidade chegou a 118 mortes e 4.032 casos positivos. 

Crianças e adolescentes 
O último mapa Covid do Hospital de Base, além do número de ocupação de UTI, traz outra informação que chama atenção. O HCM conta cinco pacientes, crianças ou adolescentes, internados com Covid-19, quatro na enfermaria e uma na UTI.

Jorge Fares 
Menos de 24 horas depois de ser extubado (retirado do aparelho de ventilação mecânica), o médico Jorge Fares, diretor-executivo da Funfarme, foi novamente intubado na tarde desta quarta-feira (8). A informação, que circulou entre médicos do Hospital de Base, foi confirmada nesta quinta-feira (9) ao DLNews por familiares de Fares, uma vez que o HB decidiu se limitar a notas oficiais genéricas sobre seu estado de saúde dele. 

No Austa 1
O prefeito de Bady Bassitt (SP), Luiz Antonio Tobardini (PSDB), 55 anos, que testou positivo para Covid-19, foi internado no Hospital Austa, em Rio Preto, nesta quarta-feira (8). Embora o município não forneça nota oficial sobre o estado de saúde da principal autoridade política do município, a coluna apurou que ele estava em um quarto isolado, consciente e respiravando sem ajuda de aparelhos. 

No Austa 2
O prefeito de Bady Bassitt se submeteu ao teste do novo coronavírus no dia 29 de junho e vinha se mantendo em tratamento domiciliar, até que seu estado exigiu a hospitalização. 

Ex-prefeito 
Outro político da região que está hospitalizado com Covid-19, mas no Hospital de Base de Rio Preto, é o ex-prefeito de Ibirá Francisco Márcio de Carvalho (PSDB), de 70 anos.  

Pedindo ajuda 1
O Hospital Bezerra de Menezes de Rio Preto, que atende pacientes psiquiátricos, está pedindo doações de produtos de higiene e também de equipamentos de proteção individual (EPIs), como capote e máscaras. 

Pedindo ajuda 2
Gracio Tomaz Saturno, provedor do  Bezerra, diz que a pandemia do novo coronavírus fez triplicar o consumo de equipamentos de proteção (no caso as máscaras e também os capotes). A instituição, como tantas outras, viu desaparecer uma se suas fontes de arrecadação, que são eventos como festas e jantares. "Como somos filantrópicos, vivemos de contratos, eventos e doações. Por isso, estamos fazendo um apelo a quem puder colaborar para continuarmos nosso importante trabalho”, diz Gracio. 

Doou 
A Fiesp, por meio do Sesi e do Senai, realiza nesta sexta-feira, dia 10, às 9h30, a doação de 1 mil máscaras, 1 mil frascos de álcool gel e 200 face shield ao Bezerra. "Foi uma maneira que encontramos de colaborar com essa importante instituição, que há mais de 60 anos tem papel fundamental na área de saúde de Rio Preto e toda a região", afirmou Liszt Abdala Martingo, presidente do Conselho do Sesi/Senai.

Novo normal 1 
Gustavo Segantini, diretor de vendas, marketing e logística da Tereos (dona da Açúcar Guarani e outras sete unidades que produzem açúcar e álcool), participa no dia 23 de julho de evento online promovido pela Acirp de Rio Preto. Vai falar da postura que deverá ser adotada pelas empresas para o pós-pandemia, também chamado de "novo normal”. 

Novo normal 2 
O encontro virtual reunirá ainda nomes como Kelvin Kaiser, presidente da Acirp; Adriana Neves, da Conebel, e José Luiz Franzotti, da Bebidas Poty, entre outros. Uma das decisões da Tereos frente a pademia, nesta safra, foi mudar o mix de produtos, apostando mais no açúcar do que no etanol. 

Transparência 
A Prefeitura de Monte Aprazível contesta o Ministério Público Federal (MPF) sobre falta de transparência nos gastos com verba da União para combate da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo a prefeitura, não procede a acusação. "Estamos atendendo as recomendações do Ministério Público Estadual e Federal. Nossas atividades são repassadas a cada 24 horas aos órgãos competentes.  E a receita e despesa, contratos, licitações e outras obrigações no tocante a transparência dos gastos com as verbas da Covid-19, tanto da esfera estadual como da federal, estão disponíveis no site da Prefeitura de Monte Aprazível em tempo real.” As cobranças feitas pelo MPF foram enviadas para Monte Aprazível nesta quarta (8), às 9h25.

E o Valdomiro? 1
São tantas as expectativas em torno da posição que o ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB) vai assumir nas eleições deste ano, que bastou ele voltar a ficar online em seu Whatsapp, depois de uma boa temporada em off no Tocantins, para os bastidores da política local se agitarem. 

E o Valdomiro? 2 
Dentro do PDT, filiados e pré-candidatos foram surpreendidos por conversas de que Carlos de Arnaldo teria aceitado ser vice do ex-prefeito, abrindo mão de sua candidatura. Mesmo diante de afirmações de que se tratava de boataria, ainda tem gente com a pulga atrás da orelha. O fato é que o pedetista, que ainda se recupera em casa da Covid-19, não nega que tenta, há tempos, uma conversa com Valdomiro. 

O poder de Chuchu 1
Paulo Eduardo Lopes, ou Paulo Chuchu, apontado como dono de página excluída pelo Facebook nesta quarta-feira (8) por publicar fake news contra desafetos da família Bolsonaro, é figura conhecida na região. 

O poder do Chuchu 2
Chuchu, que se apresentava como funcionário do deputado federal Eduardo Bolsonaro, esteve em Catanduva nos dias 25 e 26 de junho, por exemplo. Ele organizou reunião com os deputados estaduais Gil Diniz e Valéria Bolsonaro, ambos PSL, para hipotecar apoio à pré-candidatura a prefeito da cidade pelo PP, Ricardo Rebelato, dono de um clube de tiro. 

O poder de Chuchu 3
Ainda falando em nome do filho deputado federal do presidente, Chuchu teria o poder definir no Interior os comandantes do Aliança Pelo Brasil, agremiação que o clã Bolsonaro pretende transformar em partido político. Entre outros serviços, ele oferece aos simpatizantes da causa "estratégia digital” para a campanha municipal. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!