Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Unesp/Ibilce de Rio Preto
Foto por: Divulgação
Unesp/Ibilce de Rio Preto

Unesp segue no top 10 das universidades da América Latina

Por: Junior Caires
09/07/2020 às 09:09
Cidades

O ranking universitário da Times Higher Education (THE) Latin America 2020 listou a Unesp, pelo segundo ano seguido, no seleto grupo das 10 universidades mais bem classificadas da América Latina, o Top 10 Latin America.


O THE é um dos mais tradicionais e conceituados rankings universitários. A versão feita para a América Latina é baseada nos mesmos 13 indicadores de desempenho que sustentam o THE World University Rankings, mas os pesos foram recalibrados para refletir as características das universidades da região. A PUC do Chile lidera a lista, seguida pela USP e pela Unicamp.

A Unesp manteve a mesma décima colocação da edição de 2019, mesmo com um número maior de instituições participantes. No total, foram 166 universidades latino-americanas classificadas, de 13 países diferentes. No ano passado, foram listadas 150 instituições, de 12 países.

O Brasil é o país com mais universidades classificadas no ranking, com 61 instituições, seguido pelo Chile, com 30, e pela Colômbia, com 23. O Uruguai, que não aparecia no ranking de 2019, agora está na classificação com uma universidade listada.

Entre as 61 universidades brasileiras, a Unesp é a sétima melhor colocada. Veja abaixo a classificação das 15 primeiras instituições do ranking.

O ranking THE Latin America Ranking é publicado desde 2016. A Unesp tem mostrado regularidade em seu desempenho, variando entre a 10ª colocação (2019 e 2020) e a 12ª posição (2017). Em 2016 e 2018, a Universidade ficou em 11º lugar.

A Times Higher Education fornece dados de desempenho sobre universidades desde 2004. A sua ferramenta mais conhecida é o THE World University Rankings, cujo banco de dados abrange as principais universidades do mundo, incluindo mais de mil instituições.

A classificação latino-americana baseia-se nos mesmos critérios e indicadores utilizados no THE World University Rankings, contando com adequações especiais para melhor refletir as características das universidades da América Latina, notadamente reconhecidas pela grande influência regional de suas pesquisas e colaborações científicas.

Os indicadores de desempenho são agrupados em cinco áreas: ensino, pesquisa, citações, internacionalização e receita industrial.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!