Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Edinho anuncia lockdown em Rio Preto de domingo a terça-feira

Por: Da Redação
26/06/2020 às 16:23
Cidades

Todas as atividades não-essenciais ficarão fechadas durante três dias da semana


Rio Preto vai adotar o lockdown (fechamento total das atividades não-essenciais) durante três dias da semana: domingo, segunda e terça-feira.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26) pelo prefeito Edinho Araújo (MDB) e teve aval do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. 

A medida já vale para este final de semana, segundo Edinho, e deve ser posta em prática já a partir de amanhã (27). Em entrevista ao DLNews, o secretário de Saúde, Aldenis Borim, disse que o lockdown, que fecha tudo no domingo, é muito importante para evitar o crescimento de casos, uma vez que muita gente da região têm frequentados os shoppings de Rio Preto.

Como contrapartida, comércio, serviços e shoppings poderão ampliar seu horário de atendimento na semana, passando das atuais 4 horas diárias para 6 horas diárias. O comércio vai funcionar das 10h às 16h, os shoppings das 13h às 19h e os demais serviços das 9h às 15h (confira abaixo).

A Prefeitura havia proposto na semana passada um mini-lockdown entre domingo e segunda, para que o comércio pudesse abrir por 5 horas diárias. O lockdown de três dias com abertura por 6 horas diárias, adotado por Edinho, foi sugestão do próprio governo do Estado.

A ideia contou com aval da Associação Comercial e Empresarial (Acirp), que entende ser menos danoso para o comerciante a abertura de 6 horas diárias, ainda que sejam obrigados a deixar de funcionar de domingo a terça. 

Antes de anunciar o lockdown, Edinho afirmou que o Interior virou o epicentro da pandemia no Interior e que a região se salvou por muito pouco de regredir para a fase vermelha, que obriga a fechar todos os serviços não-essenciais.

Em tom grave, ele alertou para a população sobre a necessidade de que todos façam a sua parte. Nesta sexta-feira, Rio Preto voltou a bater recorde de infectados, com 227 novos casos positivos de Covid-19, e registrou mais 5 mortes.

O número de leitos disponíveis na região é que tem determinante para a cidade não regredir no processo de abertura, apesar de a doença estar em franco avanço.

"Todo cuidado agora é pouco. Cada um precisa fazer a sua parte, até que surja uma vacina é preciso respeitar o isolamento social e seguir protocolos como lavar as mãos e usar máscaras", disse o prefeito.

A Prefeitura também divulgou a lista dos serviços e horário de funcionamento a partir da próxima semana - CLIQUE AQUI







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!