Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Desembarque no Aeroporto de Rio Preto
Foto por: Divulgação
Desembarque no Aeroporto de Rio Preto

Em meio a aviso de demissão geral em massa, Latam reduz escritório no Aeroporto de Rio Preto

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto, Heitor Mazzoco e Lucas Israel
04/06/2020 às 20:47
Bastidores

Empresa rescindiu contrato com Daesp, mas afirma que ainda segue operando no município


Devolução
Embora continue operando em Rio Preto, a Latam decidiu desativar boa parte do espaçoso escritório que mantém no Aeroporto Eriberto Manoel Reino. A rescisão do contrato que a empresa mantinha com o Daesp para tal finalidade foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (4).

Ajuste
Em nota ao DLNews, a Latam afirmou que o ajuste foi feito "para atender as necessidades operacionais atuais da companhia na localidade". A companhia aérea informou que ainda continua com atividade em Rio Preto, mas que "avalia a sua operação de forma contínua". A empresa não informou o número de funcionários que serão demitidos na cidade em função da redução do seu escritório no aeroporto local. 

Demissões
Nesta quinta-feira (4), o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) foi informado pela Latam que a empresa pretende demitir mais de 700 pilotos e 2 mil comissários de bordo. Segundo a Latam, as demissões podem significar um fôlego extra para a empresa.

Concordata
Vale lembrar que a Latam entrou com pedido de recuperação judicial envolvendo a sede e as empresas do grupo no Chile (o coração administrativo da companhia aérea), Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos.

Frente pró-abertura 1
Entidades de classe, clubes de serviço, sindicatos e shoppings centers de Rio Preto se uniram em ofensiva para convencer o governo de São Paulo a mudar a classificação da cidade em relação ao novo coronavírus, possibilitando, assim, a flexibilização de mais setores da economia local. E também a ampliação dos horários de funcionamento do comércio. 

Frente pró-abertura 2
Um ofício foi assinado pelo coletivo no início da noite desta quinta-feira (4). O documento, que vai ser encaminhado ao governador João Doria (PSDB) e ao prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), pede que a cidade fique na chamada fase 3 (amarela). Hoje o município se enquadra na fase 2 (laranja), que restringe funcionamento, por exemplo, de salões de beleza, barbearias, restaurantes e bares, além de academias.  

Frente pró-abertura 3
Além da Acirp, que liderou a ação, participam da ofensiva Rotary, Maçonaria, OAB, Apeti, Sinhores, Ciesp, Sindipan, Sindcont, Assescrip, Sincomércio e shoppings. "Saúde e Economia são como gêmeos siameses que possuem pelo menos um órgão vital compartilhado: eles não podem ser separados. Assim, se a saúde de um for negligenciada, ambos padecem no longo prazo. Classificar o trabalho produtivo, principalmente de pequeno e médio porte, como o grande vilão na proliferação do contágio é uma avaliação injusta e tecnicamente irresponsável", diz trecho do documento. Leia íntegra do ofício no link: https://dlnews.com.br/noticias?id=32049/frente-com-12-entidades-pressiona-doria-e-edinho-por-mais-abertura-da-economia-de-rio-preto-

No azul
A Tereos, gigante do mercado de etanol e açúcar, com sede em Olímpia, na região de Rio Preto, registrou um lucro líquido de 24 milhões de euros (o que equivale a  27 milhões de dólares) no ano fiscal de 2019-20. A média alcançada conseguiu reverter o prejuízo de 260 milhões de euros do ano anterior.

Açúcar forte
Segundo Alexis Duval, presidente global da multinacional, a produção de açúcar nas sete usinas da empresa no Brasil, quatro delas no Noroeste Paulista, deve aumentar em 20%, pois menos cana será usada para a produção de etanol. 

Etanol em queda 
A demanda pelo biocombustível no País caiu de 35% a 40%, devido ao menor tráfego de carros provocado pela crise sanitária do novo coronavírus. A recuperação do consumo dependerá do desdobramento das medidas de restrição ao transporte nos próximos meses e das medidas de desconfinamento no país.

Futuro
Para a safra atual, a Tereos deve se beneficiar do crescente volume de cana esperado em mais de 20 milhões de toneladas em comparação com 19 milhões de toneladas em 2019, uma tendência anunciada pelo bom início da safra em 2020.

Venda direta 1
Aliás, notícia que interessa diretamente ao setor sucroenergético veio do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que aprovou nesta quinta-feira (4) resolução estabelecendo diretrizes para que produtores de etanol hidratado possam vender o biocombustível diretamente aos postos.

Venda direta 2
A medida foi avaliada em reunião extraordinária do órgão que reúne diversos representantes do governo e é presidido pelo Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Com o aval do CNPE, a reguladora ANP deverá agora implementar as ações para permitir a comercialização direta do etanol.

Dados Abertos
O governo de São Paulo começou a divulgar dados diários dos números de mortes, casos e porcentagem de leitos de UTI e enfermaria ocupados em todo Estado por região administrativa. A divisão é feita por Diretoria Regional de Saúde (DRS).  A regional de Rio Preto aparece com 30% de leitos de UTIs ocupados e 22,7% de enfermarias. 

Comparação 
A região de Rio Preto aparece entre as com menos lotação de leitos de UTI. Na região de Bauru, o índice de ocupação é de 43% (UTI) e 31,2% (enfermaria). No interior, a regional com maior taxa de internação é Campinas, com 64,8%. Mas engana-se quem pensa que o fato de Campinas estar mais próxima da capital impulsionou a contaminação por Covid-19. Na regional de Franca, por exemplo, o índice é de 55,3%. 

Mais ações
Proprietários de salões de beleza e barbearia estão em busca de advogados para novas ações na Justiça pedindo autorização para abrir seus estabelecimentos, após o juiz da 1ª Vara da Fazenda de Rio Preto, Adilson Araki Ribeiro, conceder ao menos duas liminares favoráveis a representantes do setor. 

‘50%’
Advogados citam que, no entanto, precisam contar com a sorte de as ações caírem na 1ª Vara da Fazenda. Isso porque as liminares na 2ª Vara da Fazenda, sob titularidade de Tatiana Pereira Viana Santos, estão sendo negadas. A magistrada segue nas decisões os decretos estadual e municipal, que proíbem reabertura de salões e barbearias.

De longe 1
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deu aval aos partidos políticos para que realizem convenções virtuais tendo em vista as eleições deste ano. São essas atividades colegiadas, obrigatórias, que oficializam os nomes de candidatos a prefeito e vereadores, e também as coligações no caso da disputa majoritária. A decisão foi tomada a partir de questionamentos feitos por parlamentares do Republicanos diante das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus. 

De longe 2
Com isso, o TSE vai mantendo o cronograma oficial do processo eleitoral de 2020, embora haja, entre lideranças políticas e candidatos de Rio Preto, entendimento de que as votações de primeiro e segundo turnos, marcadas para, respectivamente, 4 e 25 de outubro, deverão ser postergadas para novembro ou dezembro. As convenções, pelo calendário eleitoral, devem ser realizadas entre 20 julho e 5 de agosto.

De olho no preço 1
Juntos, os núcleos regionais do Procon/SP fiscalizaram 3.234 estabelecimentos comerciais no Estado desde que a Operação Covid-19 teve início, no dia 18 de março. Deste total, 2.908 foram notificados. O objetivo é combater  aumento injustificado de preços. 

De olho no preço 2
Dentre os 2.148 pontos que receberam a visita de fiscais estão farmácias, supermercados, hipermercados. As fiscalizações presenciais ocorreram em 217 municípios do Estado. Outros 1.086 estabelecimentos de outras 113 cidades foram notificados, por correio, a apresentar notas fiscais para verificação da prática abusiva. Tudo a partir de denúncias. 

Estabilizou 
Segundo o Secretário Estadual de Defesa do Consumidor, Fernando Capez, "a ação dos fiscais, em todo Interior e Capital, impediu uma explosão de preços sem justificativa". Algo, aliás, que começou a acontecer com o gás de cozinha, por exemplo.  O preço do botijão de gás de 13 kg chegou a ser vendido a mais de R$ 100 nos primeiros dias da quarentena em Rio Preto e região, mas se estabilizou abaixo de R$ 70. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!