Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



O prefeito Bruno Covas (PSDB) em entrevista coletina no Palácio dos Bandeirantes
Foto por: Governo do Estado de São Paulo
O prefeito Bruno Covas (PSDB) em entrevista coletina no Palácio dos Bandeirantes

Covas anuncia cloroquina nos hospitais públicos de São Paulo

Por: Folhapress - Artur Rodrigues
09/04/2020 às 14:44
Saúde

Medicamento virou tema de disputa entre grupo político de Doria e Bolsonaro


O prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (9) que a cidade de São Paulo adotou a cloroquina em seu protocolo de tratamento do coronavírus.

O medicamento está no centro de uma polêmica relacionada, uma vez que, mesmo em testes, virou a principal bandeira do presidente Jair Bolsonaro. Além disso, virou tema de polêmica entre o grupo do governador João Doria (PSDB), incluindo Covas, e os bolsonaristas.

"Nossos hospitais municipais vão passar a administrar também a cloroquina. Temos hoje 6 mil cápsulas. Como cada paciente toma seis, já temos medicamento para tratar mil pessoas", disse Covas.

Mais medicamento deve ser adquirido pela prefeitura em breve. O prefeito frisou que o medicamento será usado desde que o médico prescreva e que o paciente aceite.

"A cloroquina no caso do município é para o paciente dos hospitais municipais, não é medicamento para ser distribuído em rua", ressaltou Covas.

O medicamento virou alvo de uma disputa com Bolsonaro, que vem questionando o infectologista David Uip sobre se ele usou ou não a cloroquina no seu tratamento contra o coronavírus.

Doria afirmou na quarta (8) que recomendou na última semana ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a distribuição da cloroquina na rede pública do país. A afirmação fez com que o tucano fosse alvo de ataques, incluindo do filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, que chamou o governador de canalha.

Entre os bolsonaristas, a atitude foi vista como se Doria tivesse tentado se apropriar da bandeira bolsonarista.

Nesta quinta, Doria adotou tom mais ameno, sem as críticas quase diárias que faz a Bolsonaro.

O tucano afirmou que não há, no momento, nenhuma previsão de relaxamento das medidas de isolamento no estado.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!