Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Médico Miguel Zerati Filho: apoio às medidas de isolamento
Foto por: Divulgação
Médico Miguel Zerati Filho: apoio às medidas de isolamento

Atual e ex-presidente da Unimed Rio Preto defendem medidas de isolamento contra coronavírus

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Lucas Israel e Heitor Mazzoco
08/04/2020 às 19:37
Bastidores

O urologista Miguel Zerati, publicamente simpático ao presidente Jair Bolsonaro desde os tempos de campanha, se posiciona claramente na trincheira dos médicos e pesquisadores


Na mesma trincheira 1
Apesar da contaminação política do debate em torno do coronavírus, algumas das lideranças médicas da cidade que nunca esconderam apoio ao projeto de governo do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais se posicionam, neste momento, na trincheira da maioria de seus pares. 

’Estou em isolamento’
Um deles é o médico urologista e ex-presidente da Unimed de Rio Preto Miguel Zerati Filho, que encarna a ala mais tradicional da medicina de Rio Preto. "Acredito e sigo rigorosamente as recomendações das entidades médicas. Concordo com as orientações do ministro Mandetta e da OMS. Estou em isolamento social, com nossa clínica fechada, atendendo somente urgências, recados telefônicos e Whatsapp”, disse ele ao ser questionado sobre sua posição diante das medidas restritivas adotadas pelo governo do Estado de São Paulo e pela Prefeitura de Rio Preto. 

’Não é hora de recuar’ 
Ainda segundo Miguel Zerati, na próxima semana ele iniciará o trabalho por telemedicina, que acaba de ser autorizada pela Unimed, pela qual os médicos passarão a receber pelos atendimentos à distância. "Apesar do forte impacto social e econômico, na minha opinião, ainda não é hora de voltarmos às atividades normais”, conclui o médico.  

Outro que apoia 
Outro representante da medicina privada que se mostra alinhadíssimo com a Secretaria Municipal de Saúde e com os profissionais que integram o comitê de gestão de crise do coronavírus de Rio Preto é o médico Helencar Ignácio, atual presidente da Unimed de Rio Preto. 

É o mais aceito 
"Baseado na experiência de outros países, o isolamento horizontal precoce levou à menor taxa de contaminação e, consequentemente, à menor taxa de mortalidade. Os países que adotaram inicialmente a teoria da ’imunidade do rebanho’, onde as pessoas mantiveram suas atividades, tiveram que recuar desta estratégia devido a alta taxa de contaminação. Exemplo disso foi o que aconteceu com o governo britânico. Portanto o distanciamento social é o mais aceito e recomendado mundialmente”, afirma ele. 

Voz dissonante  
O médico e professor da Famerp Paulo Bassan, cuja militância bolsonarista chegou à atividade política-partidária de fato, é dos poucos a assumir uma voz dissonante no meio, em que ele flexibiliza o conceito de ciência.

’Profunda tristeza’ 
"Como médico e cidadão acredito que o combate a uma pandemia tem que ser feita de forma científica, mas por ser algo novo e urgente os dogmas científicos e as bases cartesianas podem e devem seguir também o senso comum. Afinal, o que é ciência se não comprovar o senso comum usando o método? Como cidadão, temo que talvez o remédio mate mais que a doença e me causa profunda tristeza o uso político da triste situação”, disse Bassan. 

Casa nova...
O médico Paulo Bassan, que chegou a lançar seu nome como pré-candidato à Prefeitura de Rio Preto quando o PSL e os bolsonaristas ainda viviam um casamento que prometia muitos frutos, acabou assinando ficha no PRTB, partido recém-estruturado na cidade, dentro do prazo para estrear nas urnas nas eleições previstas para este ano.  

...mas provisória 
O médico admite que a legenda é uma acomodação temporária, até que a poeira abaixe e o clã Bolsonaro consiga voltar ao projeto de criação do Aliança Pelo Brasil. Ele não quis, no entanto, se comprometer sobre candidatura: "Ainda é cedo para falar disso”, afirmou. Parece que aprendeu a lição de que, neste mundo, não convém se colocar no alvo de adversários, inimigos e até fogo amigo com tanta antecedência. 

Queria Olavo
O PRTB, aliás, sonhava com a filiação "ilustre” de Olavo Tarraf, incentivador de boa parte de seus atuais quadros, mas foi pego de surpresa também pela ida do empresário para o MDB de Edinho Araújo. 

Continua rendendo
O assunto Olavo Tarraf no MDB continua rendendo conjecturas e especulações. O grupo de Edinho teria avaliado que, apesar do comportamento dúbio em relação ao governo (na linha bate forte e assopra de leve), o empresário seria um mal necessário no momento. Isso porque coloca no palanque do emedebista o empresariado de linha bolsonarista mais radical, que poderia acabar turbinando a candidatura da coronel reformada da PM Helena Santos dos Reis (Republicanos). 

Caça 
Depois do divórcio litigioso com o ex-deputado estadual João Paulo Rillo (Psol), o PT está em busca de um candidato vistoso e que agrade aos diferentes grupos da legenda para chamar de seu. E o nome dos sonhos não aceitou os insistentes pedidos. 

Sonho petista 1
Os petistas tentaram convencer o médico e professor da Famerp Cacau Lopes a votar à ativa em nome dos bons tempos em que ele foi vereador e secretário de Saúde de Rio Preto. Não conseguiram. Cacau segue sem filiação partidária defendendo suas ideias livremente nas redes sociais. 

Sonho petista 2
Outro que o partido tentou convencer a ir para a linha de frente da disputa é o promotor de Justiça e professor Plínio Gentil, que também declinou. Com isso, o ex-vereador Márcio Ladeia vai tentando se colocar na área por meio da base do partido e a despeito de restrições do comando local da legenda. 

Apoio ao HB
Os deputados estaduais Itamar Borges (MDB) e Carlão Pignatari (PSDB), mais o deputado federal Geninho Zuliani (DEM) e o  vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) reuniram-se por meio de teleconferência nesta quarta-feira (8) com os médicos Dulcimar Souza (diretor da Famerp) e Jorge Fares (diretor da Funfarme). 

Apoio ao HB
O objetivo foi pleitear junto ao governo do Estado mais recursos e estrutura ao Hospital de Base para o atendimento a pacientes de toda a região vitimados pelo coronavírus. "Conversamos sobre recursos para enfrentamento à Covid-19 e para investimentos e custeio aos demais atendimentos”, disse Itamar. 

‘Doria errado’
Cinco advogados de Bauru entraram com pedido para suspensão de serviços bancários presenciais em Santa Cruz do Rio Pardo e Fartura por causa do novo coronavírus. Um dos acionados na Justiça era para ser o governador João Doria Junior (PSDB). Mas os advogados "processaram” João Doria Neto, pai do governador, que morreu há quase 20 anos.

Mais uma ‘escorregada’ 
Os advogados cometeram outro erro: entraram com ação na Justiça Federal, que logo enviou o pedido para a Justiça Estadual, local adequado para analisar pedidos que envolvem municípios e o Estado.

Pressão?
O vereador Pedro Roberto Gomes (Patriota) protocolou um requerimento para saber se há possibilidade de a Prefeitura de Rio Preto acrescentar óticas como serviços essenciais durante a pandemia, o que culminaria com a reabertura das lojas. Ele cita, inclusive, que o setor é da área de saúde, como classifica a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Tá osso 1
O médico Aldenis Borim, secretário de Saúde de Rio Preto, se viu obrigado a gravar um vídeo nesta quarta-feira (8) para rebater postagens em redes sociais que distorcem informações dadas por ele, muitas das postagens "inspiradas" em fala do jornalista Augusto Nunes na Rádio Jovem Pan. 

Tá osso 2
"Tem sido divulgado em redes sociais que eu ou o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo teria dito que o Brasil tem mais casos de coronavírus que a Itália. Isso não é uma verdade. Isso é uma mentira. Na realidade, o que  expusemos foi que em São José do Rio Preto, comparando os 21 primeiros dias do primeiro caso, nós tínhamos mais casos do que a Itália naquele espaço de tempo. Por que? Naquele momento a Itália estava completamente fechada e nós estávamos implantando o nosso isolamento social. A Itália abriu e explodiram os casos lá. Nos não quisemos repetir o erro da Itália, ou seja, mantivemos o isolamento social. Isso é o que foi dito. Confira o vídeo abaixo. 









Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!