Foto por: Reprodução
Prefeito Edinho Araújo em coletiva via Facebook na tarde desta quinta-feira (26)

Saúde confirma transmissão comunitária do coronavírus em Rio Preto

Por: Karol Granchi
26/03/2020 às 18:07
Saúde

Segundo secretário, vírus já está circulando dentro da cidade

O secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, afirmou na tarde desta quinta-feira (26) que a cidade já tem a transmissão comunitária do coronavírus. Isso quer dizer que as pessoas estão sendo contaminadas dentro do município.

Segundo Borim, esta quinta-feira (26) é considerada o dia zero para a transmissão comunitária de coronavírus na cidade. De acordo com o boletim divulgado pela pasta, nesta quinta foram notificados 10 novos casos suspeitos de profissionais de saúde e 12 internados. Ao todo são 93 casos internados, sendo 56 de Rio Preto.

Dos 56 casos internados, 37 estão em enfermarias e 19 em UTIs, dois em estado grave. Entre os internados, 33 pessoas têm menos de 60 anos e 23 têm mais de 61 anos, sendo 41% dos pacientes idosos. O secretário reforçou a importância de manter o público acima de 60 anos em casa. O número total de suspeitos é de 171. 

O secretário descartou a suspeita de morte por coronavírus em uma gestante de 28 anos, que morreu no Hospital Austa, no dia 23 de março. O teste para Covid-19 realizado na paciente atestou negativo. No entanto, o exame testou positivo para Influenza A.

Uma morte suspeita por Covid-19 é investigada na cidade. O paciente morreu nesta quarta-feira, dia 25, na Santa Casa. O teste dele foi enviado para o Instituto Adolfo Lutz.

Borim afirmou ainda que, devido à sobrecarga nas testagens, existem 116 amostras de Rio Preto a serem testadas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A Secretaria de Saúde aguarda os resultados. O Hospital de Base continua realizando os exames em pessoas com sintomas graves.

O secretário fez um apelo aos munícipes e pediu para que as pessoas procurem as Unidades de Saúde apenas se sentirem sintomas graves. Pessoas com sintomas leves da doença devem procurar informações no 0800 e ficar em casa. O número é: 0800-77-22-123.

Vacinação

A Secretaria de Saúde suspendeu temporariamente, a partir desta sexta-feira (27), a vacinação drive-thru que era feita no município em três pontos: Centro Regional de Eventos, Parque Ecológico Norte e Parque Tecnológico. Por conta dos estoques baixos, a distribuição das doses serão mantidas somente nas escolas que acolheram as salas de vacinação das UBSs.

As novas doses devem chegar ainda neste fim de semana e serem aplicadas a partir de segunda-feira (30), inclusive nos drive-thrus.

Ainda na segunda, policiais, bombeiros e funcionários do sistema prisional terão a vacinação antecipada.

Dados

Drive-thru

Centro Regional de Eventos: 1.513

Parque Ecológico Norte: 645

Parque Tecnológico: 457

Total : 2.615

Total de doses aplicadas

Trabalhadores da Saúde: 1.090

Idosos: 8.156

Total: 9.246

Cobertura vacinal nos três dias

Idosos: 28.829 – 51,99%

Trabalhadores da Saúde: 3212 – 17,12%






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!