Foto por: Paulo Bareta
O advogado Adib Abdouni

Justiça manda reitor da Universidade Brasil voltar ao cargo

Por: Da Redação
24/03/2020 às 09:25
Cidades

Advogado Adib Abdouni estava afastado desde fevereiro após supostamente ameaçar testemunha

O advogado Adib Abdouni conseguiu no Tribunal Regional Federal (TRF) retornar ao cargo de reitor da Universidade Brasil, de Fernandópolis. Ele obteve um habeas corpus assinado pelo desembargador federal Paulo Fontes, da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região na tarde desta segunda-feira (23). A instituição está envolvida em denúncias de venda de vagas no curso de medicina, irregularidades no exame de revalidação de diplomas e fraudes no Fies e no ProUni de até R$ 500 milhões.

Abdouni estava afastado das funções desde fevereiro, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação ‘Verità Protetta’, que mirou Abdouni por supostas ameaças e intimidações a testemunhas e à delatora da Vagatomia.

Na representação que enviou à Justiça, o delegado Cristiano Pádua da Silva, que conduz o inquérito da Vagatomia, indicou que Adib fez uma transmissão ao vivo no Instagram no dia 8 de janeiro, no qual teria ofendido o chefe da PF em Jales.

Para o desembargador, ‘o teor das declarações do réu na "live” em questão pode, com efeito, configurar crime contra a honra dos envolvidos, a merecer justa apuração’. "Contudo, a princípio, não me parecem aptas a configurar coação no curso do processo ou obstrução da Justiça”.

De acordo com Paulo Fontes, "uma primeira análise, parecem-nos excessivas as medidas adotadas pelo zeloso magistrado consistentes em afastar do cargo o paciente e determinar buscas e apreensões. Os próprios motivos acolhidos, que consistiriam em ofensas às autoridades e ameaças aos participantes da investigação, não guardam correlação direta com a medida de busca e apreensão, inclusive no escritório de advocacia do paciente”.

Na primeira fase da Vagatomia em setembro do ano passado, José Fernando Pinto da Costa, dono da universidade, e seu filho chegaram a ser presos.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!