Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Pioneiro da cirurgia cardíaca no interior do Brasil, Domingo Braile morreu aos 81 anos
Foto por: Divulgação
Pioneiro da cirurgia cardíaca no interior do Brasil, Domingo Braile morreu aos 81 anos

Morre aos 81 anos Domingo Braile, o "consertador de corações” de Rio Preto

Por: Karol Granchi
22/03/2020 às 09:58
Cidades

Médico, pesquisador e inventor lutava, há três anos, contra diversos problemas de saúde


Morreu, na madrugada deste domingo (22) o médico, pesquisador e inventor responsável pela fundação Braile Biomédica, doutor Domingo Braile. Ele estava com um quadro de pneumonia grave e seguia monitorado por uma equipe médica em casa, além da presença dos familiares.

O prefeito Edinho Araújo decretou luto de três dias em Rio Preto. 

Na manhã de sábado (21) a filha do médico, Patrícia Braile, emitiu uma nota sobre a fase delicada que a família estava passando.  "A situação de meu pai é realmente muito grave, muito mesmo. Está praticamente em coma, só acorda poucos momentos, mas em seguida já volta a dormir. Realmente parece que a vida desse guerreiro incansável está chegando ao fim...”.

Consertador de Corações

Domingo Braile foi um médico visionário, entusiasta e grande colaborador do desenvolvimento de Rio Preto. Ligada a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo) há mais de 40 anos, a Braile Biomédica é referência no ramo de fabricação de materiais de cirurgias cardiovasculares.

A vida de Braile está ligada aos primórdios da cirurgia cardíaca no mundo, no início na década de 1950. Sua história de vida foi contada no livro "A céu aberto – a história de Domingo Braile, o consertador de corações”, escrito pela jornalista Elma Eneida Bassan Mendes. A obra apresenta um amplo relado sobre o profissional, abordando a história da família e de seus antepassados na Itália desde 1800.

Entre as grandiosas conquistas do médico, foi o trabalho que ampliou e propiciou o acesso a tratamentos cardiovasculares no Brasil. Braile foi pioneiro – quando a cirurgia cardíaca era feita somente em São Paulo e no Rio de Janeiro, o médico trouxe o procedimento para o interior do país.

Não haverá velório e a família solicita que cada um dos amigos eleve suas orações a Deus de suas próprias casas.

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!