Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



André Kodjaoglanian, delegado-chefe da PF de Rio Preto
Foto por: Divulgação
André Kodjaoglanian, delegado-chefe da PF de Rio Preto

Rio Preto deixa de emitir passaportes e casos urgentes serão resolvidos na Capital

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Lucas Israel
21/03/2020 às 18:49
Bastidores

Medida vale enquanto durar restrição de funcionamento a serviços não essenciais e comércios em Rio Preto


Parou tudo 
Devido ao fechamento dos shoppings, o delegado-chefe da Polícia Federal de Rio Preto, André Kodjaoglanian, comunicou neste sábado (21) a paralisação total do posto de emissão de passaporte instalado na Plaza Avenida. Com isso, fica interrompida a emissão do documento na cidade. 

Nem entrega 
O público mais afetado, segundo o delegado, será aquele que está com as cadernetas prontas, mas ainda não tinha feito a retirada. Nem mesmo a entrega será mantida em Rio Preto enquanto durar as medidas restritivas impostas pela crise do coronavírus. 

Urgência
Quem necessitar viajar para o exterior e precisa do passaporte (seja qual for o motivo) terá que se deslocar a São Paulo e procurar pela Superintendência da Polícia Federal na Capital. "Ainda assim, somente serão atendidos os casos de urgência ou emergência, devidamente comprovada por meio de documentos”, completa o delegado.  
 
Fla-flu 1
A decisão do governador João Doria (PSDB) de decretar quarentena no Estado todo, suspendendo a abertura serviços não essenciais e estabelecimentos comerciais em todos os 645 municípios de São Paulo, como medida para conter o coronavírus no Interior, logo virou alvo de críticas nos grupos de Whatsapp que reúnem bolsonaristas em Rio Preto e região. 

Fla-flu 2
Ainda tem quem segue politizando a epidemia e defendendo a ideia de que as medidas duras que estão sendo anunciadas diariamente pelo governador tucano sejam uma foram de intensificar a crise e desgastar o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Mesma língua
A questão é que os técnicos de Doria estão falando a mesma língua do ministro da Saúde de Bolsonaro, o médico Luiz Henrique Mandetta. 

Força policial 
A decisão de Doria é tomada no rastro do aumento de casos no Interior, onde a população vem demonstrando resistência às orientações para evitar espaços públicos com grande aglomerações de gente. O governador chegou a ameaçar força policial para quem insistir com festas e bailes, por exemplo. Faz sentido, o Estado chega a 15 mortos e conta, até a tarde deste sábado (21), com 34 pacientes na UTI, mais 9 mil casos em investigação. 

Mais um caso 
Em Rio Preto, a cidade registrou seu quarto caso positivo, desta vez uma mulher de 42 anos com histórico de viagem para São Paulo. Entre os doentes, está um homem de 60 anos internado em estado grave no Hospital Austa. Os outros dois são uma mulher de 28 anos que viajou para a Europa e um homem de 44 anos, que esteve em São Paulo e Santa Catarina.  

Defensoria Pública 
A Defensoria Pública de Rio Preto encaminhou neste sábado (21)  às autoridades de saúde do município documento elencando a adoção de medidas emergenciais para prevenção e controle de infecções pelo novo coronavírus tendo em vista pacientes do SUS. 

Recomendações 
O documento com quatro medidas e cinco recomendações, de autoria do defensor Júlio Tanone, foi endereçado a Aldenis Borim (secretário de Saúde de Rio Preto) e a Silvia Stori (titular da Diretoria Regional de Saúde). Seguem abaixo as ações solicitadas: 

Um
Garantia de alternativas de transporte seguro para pacientes com doenças graves em tratamento contínuo (hemodiálise, imunoterapia, quimioterapia) e gestantes

Dois
Garantia de fornecimento dos medicamentos de alto custo aos pacientes cadastrados no programa municipal ORIENTA SUS e com decisões judiciais, sem a necessidade de entrega de novas receitas, renovando-se automaticamente a validade dos documentos por, no mínimo, três meses;

Três 
Suspensão das cirurgias eletivas, conforme determinado pela Secretaria de Saúde do Estado e Associação Médica do Brasil (AMB)

Quatro 
Reforço do número de leitos de UTI pelo credenciamento de novos leitos na Santa Casa e Hospital de Base, além da requisição de outros, da rede privada, como hospitais oftalmológicos, por exemplo. 

Outros destinatários 
O defensor pede ainda que o documento seja encaminhado ao Conselho Municipal de Saúde, ao Cremesp, à Sociedade de Medicina de Rio Preto e ao Núcleo Especializado de Direitos Humanos e Cidadania. 

36 horas 
Entres suas considerações, Tanone diz que "que é atribuição da Defensoria Pública adotar as providências necessárias a garantir a observância dos direitos transindividuais dos usuários do Sistema Único de Saúde, predominantemente composto pela população de baixa renda e que mais sofrerá com eventual "colapso” no sistema público de saúde”.

Vale o prazo 
Mesmo diante da pressão de lideranças nacionais de partidos e políticos do chamado clero na Câmara dos Deputados, o Tribunal Superior Eleitoral manteve 4 de abril como prazo para filiação de candidatos que vão disputar as eleições de outubro. 

É lei 
A decisão foi unânime. O Plenário observou que a data-limite é prevista em lei federal e não pode ser afastada pelo colegiado. A ministra Rosa Weber sugeriu que partidos adotem o recebimento de documentos on-line para assegurar a filiação dentro do prazo. O questionamento formal ao TSE foi feito pelo deputado federal Glaustin Fokus (PSC-GO). 

Vai ter eleição?
De todo jeito é grande a expectativa de que a crise do coronavírus adie as eleições de outubro, apesar da fala do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, no sentido de que o pleito "não deve ser adiado”. 

Barroso diz que sim
A declaração de Barroso foi dada à colunista Mônica Bérgamo, do jornal Folha de S.Paulo, na sexta-feira (20). "As eleições constituem um dos ritos vitais para a democracia. Só se deve cogitar de adiá-las diante da absoluta impossibilidade de sua realização”, disse ele. Barroso, que assume a presidência do tribunal em maio, diz esperar que a crise do coronavírus já tenha passado até outubro, quando ocorre o pleito. 

Cenário incerto 1
Em Rio Preto, representantes das legendas dizem que é difícil se posicionar agora, porque o cenário é muito incerto ainda. Ainda assim, é evidente a paralisação total de atividades públicas dos pré-candidatos junto ao eleitorado. 

Cenário incerto 2
"Se a crise sanitária atravessar o mês de junho, muito provavelmente a tese de adiar as eleições ganhará força. Mas, sinceramente, tudo ficou pequeno demais frente ao desafio que temos. Ninguém com o mínimo de senso humanitário tá preocupado com a data da eleição neste momento”, diz o ex-deputado estadual João Paulo Rillo (Psol), pré-candidato à prefeito.  

Cenário incerto 3
Pedro Nimer, presidente do diretório municipal do MDB, vai na mesma linha sobre as indefinições.  Ele acredita que só um desenho mais claro do cenário no País nas próximas semanas vai permitir uma decisão dessa natureza. 

Bem provável 
O vereador Fábio Marcondes, presidente municipal do PL, mas à frente também das articulações do DEM, acredita que todo o calendário eleitoral deverá sofrer mudanças, sim, apesar da dificuldade em se medir no momento o tamanho e duração da crise. Isso em função da pressão realizada por lideranças de partidos que estão se reunindo para debater o assunto em Brasília. 

Mudança de rota 1
Por falar em Fábio Marcondes (PL), já há quem diga que ele não anda mais tão certo de que vai pular mesmo para o DEM do vice-governador Rodrigo Garcia, a quem vinha fazendo juras intensas de amor. Um dos motivos seria o projeto de convencer o ex-deputado estadual Orlando Bolçone (PSB) a disputar a Prefeitura de Rio Preto pela legenda. No caso de a costura sem bem-sucedida, o vereador fica onde está e entra como vice. 

Mudança de rota 2
Até aí, notícia velha. A novidade mesmo que corre entre pessoas mais próximas a ele é de que o vereador que jurou de pés juntos que não disputaria mais cadeira na Câmara anda com a cabeça meio virada com esta história de coronavírus. A leitura é de que a crise, se for maior que a planejada, pode provocar tal rebuliço político na cidade que obrigará todo mundo a rever estratégias. 

Concurso educação
Em meio à crise do coronavírus não faltam dramas pessoais colaterais às medidas tomadas para conter a proliferação da doença. Em Rio Preto, 149 aprovados no concurso da Educação, entre professores, diretores supervisores, entre outras funções, tiveram a posse no cargo, que seria na próxima terça-feira (24), adiada para data ainda não sabida. Isso porque, com as aulas na rede municipal suspensas, a pasta decidiu "segurar” as novas contratações. 

Drama 1
O problema é que a maioria absoluta dos aprovados pediu demissão em seus postos de origem. Tem ainda quem morava em outra cidade – Presidente Prudente – e já se mudou para a cidade com a família. Agora, estão todos desempregados literalmente. E sem perspectiva de quando o problema será resolvido. A suspensão da posse ocorreu no Diário Oficial da quinta-feira, dia 19. Os concursados só ficaram sabendo da suspensão da posse na quarta (18), por meio de ligação da Secretaria da Educação. 

Drama 2
"Eles me disseram que eu tinha de pedir demissão de minha função até o dia 17 de março para tomar posse. Foi o que fiz. Agora, estou desesperado. Tinha um emprego e a perspectiva de assumir um outro trabalho para o qual fui aprovado em concurso. Da noite para o dia, fiquei desempregado e não sei quando esse pesadelo vai acabar”, diz um dos aprovados que era funcionário público em outra cidade e se diz desesperado com a situação. E também revoltado. "Eles não podem fazer isso com a gente. É uma história mais dramática que a outra”, conclui. 

Gel para a PM
O Movimento Ordem e Progresso de Rio Preto, liderado pela psicóloga e empresária Janaína Targas Albuquerque, iniciou uma campanha para arrecadar álcool gel e máscaras para policiais militares. "Como muitos vão continuar trabalhando normalmente, nós estamos pedindo doações, que serão distribuídas para a categoria”, afirmou. O movimento pretende mobilizar a comunidade por meio das redes sociais. 

Full time  
O prefeito Edinho Araújo tem feito um esforço pessoal em distribuir orientações de combate ao coronavírus nos grupos de whatsapp dos quais faz parte. O último material encaminhado por ele é sobre um teste virtual que uma pessoal em estado gripal pode fazer para avaliar se há a necessidade ou não de procurar um serviço de saúde. 

Sem sessão 
A Câmara de Rio Preto publicará na terça-feira (24) ato da mesa diretora que vai suspender até 30 de Abril de 2020 todas as seções ordinárias, podendo ser convocadas seções extraordinárias se necessário. Neste caso, as votações deverão ocorrer pelo sistema virtual.  

Em casa 
A mesa diretora decidiu ainda estabelecer o sistema de teletrabalho a estagiários, menores aprendizes e funcionários lotados em gabinetes, ou seja, os assessores de vereadores. Os demais funcionários do Legislativo – os concursados – terão férias antecipadas e, em alguns casos, vão atuar em sistema de rodízio para que os serviços essenciais da Casa não sejam interrompidos, segundo o presidente da Câmara, Paulo Pauléra (PP). 

Com TV
Neste período, a TV Câmara trabalhará com funcionários reduzidos. Mas será mantida no ar, segundo Pauléra, devido à importância de continuar informando a população da situação do coronavírus na cidade. 

Que Churchil...
E aí? Como você tem aproveitado seu maior tempo dentro de casa com as atividades sociais restritas devido ao coronavírus? Os leitores da coluna seguem dando um show de boas sugestões por aqui. As de hoje são de Toufic Âmbar, um dos médicos e empresários mais respeitados do meio em Rio Preto, e também um grande intelectual. Suas sugestões são os volumes 1 e 2 do livro "Churchill, uma vida”. 



...inspire a todos 
"Winston Churcill liderou o Reino Unido em seu momento mais difícil, a Segunda Guerra Mundial. Sua frase mais célebre foi inspirada num discurso do italiano Giuseppe Garibaldi, que ele assim traduziu para o idioma inglês: ’O futuro? Sangue, suor e lágrimas’", conta o médico. Para Toufic, em tempos difíceis, todas as lideranças deveriam ler ou assistir algo sobre a vida do grande estadista. #ficaadica 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!