Foto por: Reprodução
Serviços de emergência de oftalmologia em esquema de parceria

Serviços de oftalmologia de Rio Preto se unem para organizar atendimentos de emergência

Por: Da Redação
21/03/2020 às 11:48
Cidades

Providência faz parte do pacote de medidas do setor como prevenção ao contágio do novo coronavírus

Um grupo de médicos oftalmologistas de Rio Preto criou um comitê para o enfrentamento ao coronavírus e decidiu, neste sábado (25), organizar atendimentos de emergência oftalmológica na cidade. O objetivo é estarem prontos para quaisquer tipos de eventualidades que possam surgir.

O ponto de destaque da medida tomada pelo grupo é que os atendimentos de urgência e emergência no horário comercial poderão ser feitos pelo médico do próprio paciente, em sua clínica, mediante ligação e agendamento. Após o horário comercial, e nos finais de semana, os atendimentos serão realizados nos serviços que costumeiramente já mantém plantão em regime 24h: D’Olhos, H. O. Redentora e Horp. 

"Com essa sinergia dos três serviços locais de oftalmologia, teremos maior capacidade de atendimento 24 horas de urgência e emergência”, explica o grupo.

A decisão é mais uma medida tomada pelo grupo encarregado do direcionamento de condutas do setor responsável. A primeira ação, divulgada na sexta-feira (21), foi a suspensão de atendimentos, cirurgias e exames eletivos a partir de sexta-feira (20/03).

Para a próxima semana, a proposta do grupo é analisar as possibilidades de atendimento remoto, a chamada "Telemedicina”, com base em ofício publicado ontem (19/03) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que reconhece a possibilidade da utilização desse método, em caráter excepcional, "enquanto durar a batalha de combate ao contágio da COVID-19”.

Histórico
Em fevereiro de 2019, o CFM chegou a aprovar e revogar, em cerca de 20 dias, uma legislação para a Telemedicina, com a exigência de que a primeira consulta fosse presencial, o que impedia o acesso a médicos em regiões remotas do país.
Desde então, o CFM passou por eleições e a pauta não havia avançado, até as medidas em razão da pandemia do Coronavírus.
Comitê de Crise – COVID-19 (Fontes para entrevista)
Dr. José Renato Duarte
Dr. Kássey Vasconcelos
Dr. Luis Antônio Demarco
Dr. Marco Antônio Olyntho Jr.
Dra. Renata Tiemi Kashiwabuchi
Dra. Silmara Martins Merino Loes






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!