Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Comércio do calçadão de Rio Preto permanecerá fechado
Foto por: Arquivo/ DLNews
Comércio do calçadão de Rio Preto permanecerá fechado

Comércio fecha as portas a partir de 2ª e Prefeitura decreta estado de emergência

Por: Da Redação
20/03/2020 às 17:32
Bastidores

Medida foi tomada após reunião de representantes do comércio, Secretaria de Saúde e prefeito Edinho Araújo


O comércio de Rio Preto irá fechar as portas a partir da próxima segunda-feira (23). A decisão foi tomada em reunião no gabinete do prefeito Edinho Araújo (MDB), nesta sexta-feira (20), que contou com representantes do comércio e da Secretaria de Saúde.

"Fui voto vencido na reunião. Era contra o fechamento, mas o Eleuses (Paiva, vice-prefeito) e outros pequenos comerciantes estão muito preocupados", disse o presidente do Sincomercio, Ricardo Arroyo. Além dos comerciantes na área do Calçadão, os shoppings de Rio Preto estiveram na reunião e já seguirão a medida. O Praça Shopping e o Iguatemi já haviam publicado alterações. O Cidade Norte tornou optativa aos comerciantes a abertura de cada loja. A assessoria de imprensa do Riopreto Shopping afirmou irá aguardar a publicação do decreto, enquanto o Plaza Avenida Shopping também aguarda a Prefeitura.

Em coletiva de imprensa, o prefeito Edinho Araújo afirmou que Rio Preto tem 60 casos suspeitos de coronavírus. Ainda há dois positivos e 10 foram descartados - a reportagem do DLNews, porém, apurou que há 3 casos confirmados - leia aqui. Por isso, será decretado estado de emergência em saúde. O decreto será publicado no Diário Oficial do Município. O poder público determinará, também, o fechamento de todos os serviços considerados não essenciais serão fechados a partir de segunda-feira. São eles: hospitais, farmácias e drogarias, serviços de saúde essenciais, estabelecimentos comerciais de alimentos sem consumação no local, distribuidoras e revendedoras de gás e postos de combustíveis.

Durante a coletiva, o procurador-geral do município, Adilson Vedroni, ainda divulgou outras medidas como a ocupação máxima de quatro pessoas por mesa em áreas públicas de alimentação, além da distância mínima linear de dois metros entre assentos de um conjunto de mesas a outro. Nas filas de espera, a distância mínima entre cada pessoa deverá ser de 1,5 m, inclusive nas filas de acesso ao estabelecimento. Estão isentos da norma estabelecimentos que prestam serviços de saúde essenciais e hospitais. Ainda deverá ser respeitada a permanência de uma pessoa a cada 2,25 m² de área livre.

Outra alteração é a suspensão da cobrança de tarifa de água pelo Semae na faixa social, de menor renda, por 90 dias. A medida deve beneficiar 15 mil pessoas. O corte da água também estará suspenso por 60 dias a partir do dia 23.

Na segunda-feira, o transporte público irá operar com número reduzido de ônibus, com os mesmos horários praticados aos sábados. Os servidores públicos poderão operar em regime de teletrabalho ou em formato de rodízio.

Confira abaixo a entrevista coletiva na Prefeitura









Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!