JJ Supermercados e Empório J se consolidam humanizando o atendimento ao cliente
A humanização do negócio é a
nova tendência de mercado, segundo o relatório Tendências Globais de Capital
Humano 2018, empresas não são mais avaliadas somente pela qualidade de produtos
e serviços. Hoje, as marcas são observadas pela maneira de lidar com
colaboradores, clientes e sociedade.
Mesmo sendo visto como uma
novidade, a humanização é o resgate do relacionamento próximo entre consumidor
e empresa. Essa é a essência do JJ Supermercados. Com 35 anos de tradição, José
Luís, proprietário, atribui a solidez ao vínculo entre o consumidor e seus
funcionários. "É o mercado da vizinhança, onde os funcionários conhecem os filhos
dos clientes, chamam eles pelo nome. Temos lojas em que a cliente faz doce e
leva para o funcionário.”
Dona Cleide, 60, é cliente do
JJ Supermercados há mais de 10 anos, desde que abriu uma unidade perto de sua
casa, na Zona Norte de Rio Preto. Foi lá que ela encontrou mais do que
profissionalismo, ela encontrou acolhimento. "Na época, minha mãe era acamada e
eu precisava ir comprar as coisas correndo pra não deixar ela sozinha por muito
tempo. As funcionárias sabiam da minha situação e sempre procuravam me ajudar e
me atender o mais rápido possível.”
Além disso, dona Orlanda, mãe
de dona Cleide, adorava as castanhas-do-pará, pêssegos e figos que chegavam no
mercado. "Toda vez que eu ia lá, as funcionárias me avisavam que essas coisas
tinham chego para eu levar para a minha mãe” – conta. "As funcionárias se
tornaram minhas amigas. É uma amizade bonita, uma amizade limpa.”
A
história de dona Cleide representa a experiência de muitos clientes do JJ, a
marca é consolidada por conta do seu excelente marketing de relacionamento. Os
clientes são fidelizados e o consideram como seu supermercado pessoal. "Nosso
diferencial é a prestação de serviço, o ’tête-à-tête’ com o cliente, ele confia
nos nossos funcionários e, assim, confia na qualidade do produto que
oferecemos”, afirma José Luís.
O atendimento ao cliente é
essencial para o sucesso do negócio, segundo pesquisa da consultoria Bain &
Company, estima-se que um aumento de 5% na retenção e fidelização de clientes
pode representar de 25% a 95% no crescimento das vendas. Além disso, 70% dos
consumidores citam mau atendimento como uma razão para não comprar de uma marca,
segundo estudo da McKinsey.
Dessa forma, a empresa
investe, inclusive, em inovações tecnológicas para a segurança do consumidor. "Adquirimos
etiquetas eletrônicas, por exemplo, que servem para sinalizar o preço das
mercadorias para o cliente, eliminando a possibilidade de erro”, explica Igor
Sanches, diretor da rede.
Com isso, o JJ Supermercados
ainda possui projetos de expansão, com o objetivo de fortalecer cada vez mais a
imagem de qualidade de produtos, serviços e atendimento ao consumidor. Um
desses projetos é o Empório J, com acesso pela Galeria Atlantis Boulevard,
próximo aos Damhas. Inaugurado no fim do ano passado, a nova unidade possui
maior variedade de produtos, mantendo a essência de mercado da vizinhança,
priorizando o cuidado e o atendimento ao cliente.
Fonte:
https://abemd.org.br/noticias/fidelizacao-do-consumidor-estatisticas-recentes
https://conteudo.movidesk.com/dados-sobre-atendimento-ao-cliente/
http://www.learningsg.com/o-poder-da-humanizacao-nos-negocios/