Este site usa cookies para garantir que vocテェ obtenha a melhor experiテェncia.

サソ

Financiamento estatal pode ajudar a salvar o jornalismo, diz especialista

Por: FOLHAPRESS -
15/02/2020 テs 11:30
Brasil e Mundo

Sテグ PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O jornalismo com valor de serviテァo pテコblico precisa de algum sistema de apoio externo -que pode ou nテ」o vir do governo- para nテ」o desap...


Sテグ PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O jornalismo com valor de serviテァo pテコblico precisa de algum sistema de apoio externo -que pode ou nテ」o vir do governo- para nテ」o desaparecer, defende Nicholas Lemann, jornalista americano com 40 anos de carreira e ex-diretor da faculdade de jornalismo da Universidade Columbia.
Em um ensaio para a New York Review of Books embasado em 14 livros sobre a profissテ」o, Lemann questiona a ideia de que somente as assinaturas sテ」o um sistema viテ。vel para manter os veテュculos vivos.
Ele compara o jornalismo a outras funテァテオes tidas como essenciais テ sociedade, como pensテオes para idosos e o sistema educacional, que jamais seriam viテ。veis na escala atual se dependessem apenas do mercado.
ツ徹u o jornalismo sobre assuntos de interesse pテコblico nテ」o テゥ de fato essencial ou ele precisa de um sistema de apoio mais confiテ。vel, porque na maioria dos casos as suas fontes de receita comercial colapsaram, possivelmente para sempreツ, escreve.
Lemann sugere a possibilidade de adotar subsテュdios diretos do governo. ツ轍uase todos os jornalistas americanos reagem a essa ideia com uma repulsa visceral, especialmente agora. Mas a gravidade da situaテァテ」o pede que sujeitemos as nossas presunテァテオes automテ。ticas a uma anテ。lise mais cautelosaツ, sugere.
Lemann reconhece que tal sistema nテ」o seria perfeito, mas cita a pesquisa acadテェmica como exemplo de algo sustentado em boa parte pelo Estado americano e que, atテゥ agora, nテ」o se exime de produzir estudos que possam contrariar o governo.
Outros exemplos sustentテ。veis, defende, seriam os veテュculos independentes e sem fins lucrativos, como a ProPublica e o Texas Tribune. Essas Redaテァテオes operam, em sua maioria, a partir de um misto de financiamento externo e doaテァテオes de leitores. A ProPublica, por exemplo, foi criada como iniciativa filantrテウpica de um banco de investimentos e hoje se mantテゥm principalmente com dinheiro de fundaテァテオes.
O jornalista ainda aponta para a necessidade de desfazer fantasias comuns dos jornalistas sobre a profissテ」o a fim de pensar modos realmente novos de mantテェ-la viva.
Alguns desses mitos seriam, por exemplo, a ideia de que o jornalismo sempre foi um ambiente libertテ。rio e de que as reportagens crテュticas sobre o serviテァo pテコblico seriam uma tradiテァテ」o democrテ。tica que remonta テ fundaテァテ」o dos EUA. Os livros consultados por Lemann atestam que os jornais comeテァaram como ferramentas para influenciar a polテュtica e que a chamada era de ouro do jornalismo, ocorrida na segunda metade do sテゥculo passado, foi fruto de condiテァテオes especテュficas テquela テゥpoca.
ツ笛ornalistas sテ」o viciados em esperanテァaツ, escreve Lemann, e ツ殿s visテオes otimistas seguem surgindoツ. ツ鄭s duas principais no momento sテ」o as de que as organizaテァテオes noticiosas podem ter sucesso econテエmico ao trocar a publicidade pelas assinaturas como fonte principal de renda, e de que patronos ricos irテ」o comprテ。-las e bancテ。-las como perdedoras de dinheiro com base em seu espテュrito pテコblico.ツ
Ambas as hipテウteses seriam baseadas em exceテァテオes, como o caso do New York Times -que se sustenta hoje com mais de 5 milhテオes de assinaturas, mas cuja margem de lucro テゥ inferior a 10%- e de jornais comprados por bilionテ。rios, como o Washington Post (Jeff Bezos) e o Boston Globe (John Henry).
Ao final, o autor define a crise do jornalismo como uma versテ」o extrema do desmonte ocorrido em outras テ。reas com o advento da internet. ツ鄭 fテゥ cega de que as forテァas do mercado e as novas tecnologias iriam sempre produzir uma sociedade melhor resultou em mais desigualdade, no desmantelamento negligente de arranjos existentes que tinham valor real, e em um vテ。cuo acentuado entre as cidades dominantes e as provテュnciasツ, escreve.

Publicado em Sat, 15 Feb 2020 11:17:00 -0300





サソ

Anunciar no Portal DLNews

Seu contato テゥ muito importante para nテウs! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rテ。pido possテュvel!