Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Postos de saúde em SP abrem neste sábado para o Dia D de vacinação contra o sarampo

Por: FOLHAPRESS - ELAINE GRANCONATO
15/02/2020 às 10:30
Brasil e Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O estado de São Paulo estará com 4.800 postos de saúde abertos neste sábado (15), entre 8h e 17h, para o Dia D de vacinação cont...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O estado de São Paulo estará com 4.800 postos de saúde abertos neste sábado (15), entre 8h e 17h, para o Dia D de vacinação contra o sarampo.
O público-alvo são crianças a partir de 5 anos a adolescentes e jovens até 19 anos que ainda não foram imunizados.
Na capital, as doses serão oferecidas também nas estações do metrô Vila Prudente (linha 2-verde), Penha e Vila Matilde (linha 3-vermelha) e Santa Cruz (linha 5-lilás), das 10h às 16h.
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante comparecer às unidades básicas de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.
Neste ano, até o momento, 176 casos foram confirmados no estado, sem óbitos, segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica estadual. Em 2019, 17.428 pessoas contraíram a doença, das quais, 14 morreram decorrentes de complicações pelo sarampo.
A ação integra a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, que deve ocorrer até o dia 13 de março.
O calendário nacional de imunização prevê a aplicação da primeira dose da tríplice viral aos 12 meses, além dos 15 meses para reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela.
Como prevenção, aos bebês com 6 meses recomenda-se a chamada "dose zero", que não é contabilizada no calendário.
Vale lembrar que a vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. A recomendação aos pais ou responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização e ventilação de ambientes adequada. 
Nos casos de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal, a orientação é procurar imediatamente um serviço de saúde.

Publicado em Sat, 15 Feb 2020 10:18:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!