Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Transporte público terá operação especial por conta do Carnaval em SP

Por: FOLHAPRESS - TAYGUARA RIBEIRO
14/02/2020 às 20:00
Brasil e Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A partir deste sábado (15), o transporte público na Grande São Paulo sofrerá algumas mudanças na rotina, por conta do Carnaval. S...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A partir deste sábado (15), o transporte público na Grande São Paulo sofrerá algumas mudanças na rotina, por conta do Carnaval.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), haverá uma operação especial para organizar o trânsito e o transporte público durante os desfiles de blocos no fim de semana do pré-Carnaval. Está prevista a passagem de 217 blocos, sendo 123 no sábado e 94 no domingo (16). 
Para orientar foliões, passageiros de ônibus e motoristas durante o período de desfiles, SPTrans e CET criaram páginas especiais na internet com informações sobre os desvios de linhas do sistema municipal, interdições e medidas operacionais de trânsito.
De acordo com a SPTrans, 560 linhas de ônibus terão alterações temporárias em seus itinerários ao longo deste fim de semana. Já a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) promete colocar nas ruas 496 agentes de trânsito por dia.
A prefeitura orienta que foliões deem prioridade ao transporte público, já que diversas vias estarão bloqueadas para o tráfego de veículos. No Carnaval, dos 796 desfiles de blocos que estavam autorizados para ocorrer na cidade de São Paulo, 678 irão de fato acontecer. 
Para atender a demanda dos foliões, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, gestão João Doria (PSDB), também terão esquema especial de operação no período do Carnaval, incluindo o fim de semana que antecede e o fim de semana logo após os festejos. 
Segundo a pasta, haverá aumento no número de funcionários nas estações de metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) nas quais está previsto maior fluxo de passageiros. 
As empresas também vão ter número maior de trens disponíveis para colocar em circulação, de acordo com a secretaria
Entre as mudanças na rotina das estações está previsto entrada e saída por acessos diferentes, por conta do fluxo maior de passageiros e implantação de áreas delimitadas por grades bolsões para controlar o acesso de passageiros nas estações mais movimentadas. 
O intervalo dos trens na CPTM será de até 8 minutos em todas as linhas, das 9h às 23h, exceto na linha 13-jade e nas extensões das linhas 7-rubi, entre Francisco Morato e Jundiaí e da linha 8-diamante, entre Itapevi e Amador Bueno.
Durante os dias de Carnaval e no fim de semana pós-evento, o acesso à estação da Luz da CPTM depois das 14h será somente pela rua Mauá. Nos dias 24, 25 e 29 de fevereiro a estação Tiradentes na linha 1-zul do metrô ficará fechada das 12h às 19h por conta de megablocos na região.
Haverá desvio programado em 110 linhas da EMTU que atendem a Grande São Paulo e que passam pelo trajeto onde haverá blocos. O sistema intermunicipal terá a tabela de horários modificada durante o Carnaval. Na segunda-feira (24), as linhas vão circular com intervalos iguais aos da operação de sábado. Na terça-feira (25), os horários serão os de domingo e na quarta-feira de Cinzas (26), a operação repete a tabela horária dos sábados.

Publicado em Fri, 14 Feb 2020 19:48:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!