Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Anta no Zoológico Municipal de Rio Preto
Foto por: Divulgação
Anta no Zoológico Municipal de Rio Preto

Vereadores recomendam cobrança de entrada no Zoológico de Rio Preto

Por: Maria Elena Covre, Lucas Israel e Fabrício Carareto
07/02/2020 às 20:19
Bastidores

Comissão Especial de Vereadores enviou relatório ao prefeito Edinho Araújo (MDB).


Relatório

Comissão Especial de Vereadores (CEV) do Zoológico Municipal recomendou ao prefeito Edinho Araújo (MDB) em seu relatório final que seja cobrado ingresso para visitar o local. Com o dinheiro, o município faria um fundo de manutenção do espaço.

Obsoleto 1
O Zoológico de Rio Preto tem estrutura elogiada em termos de espaço, mas, de acordo com o relatório, nunca recebeu grande reforma. Segundo a vereadora Cláudia de Giuli (PMB), apesar dos espaços serem amplos, o local precisa de modernização.

Obsoleto 2
 "Os espaços não são ruins. Os únicos que são pequenos, mas ainda assim dentro da lei, são os dos felinos. A gente não gosta de ver aquelas grades. O que falta é mais acessibilidade para os bichos. Onde fomos tem um vidro, para que as pessoas não joguem coisas para os animais.”

Raiz
O relatório baseou-se no funcionamento no Zoológico de Bauru, visitado pelos vereadores, para sugerir ações ao poder público. Lá a entrada custa R$ 4 e crianças menores de 5 anos e idosos não pagam. Todo o dinheiro arrecadado é utilizado na manutenção e melhoria da infraestrutura do zoológico.

Cobrança da discórdia 1
"Eles cobram entrada. Mínima, mas cobram para ter um fundo, para dar manutenção, por mais que a população não goste”, afirma Cláudia de Giuli, favorável à instauração de cobrança na porta semelhante as que existem em outros zoológicos que visitou, como Americana, São Carlos e Sorocaba.

Cobrança da discórdia 2
Já quem é contra a cobrança se apega a falta de opções na cidade de lazer público. "A gente não tem nada de área pública de turismo, de lazer, de parques para as pessoas visitarem. Acho um absurdo. Não tem que cobrar entrada”, afirma a ambientalista Fernanda Sanson "Eles (animais) estão ali porque sempre estiveram.”

Atuação
Os elogios ao Zoológico, no entanto, são unânimes quanto a atuação no tratamento de animais que chegam feridos em acidentes e queimadas na região. O tratamento, hoje, é integralmente custeado pela Prefeitura, mas há quem defenda que o Zoológico receba, uma unidade do Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres).

Confira a coluna bastidores na íntegra aqui.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!