Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Ambulatório da Unimed, na avenida Bady Bassitt
Foto por: Divulgação
Ambulatório da Unimed, na avenida Bady Bassitt

Unimed fatura R$ 1 bilhão em 2019, mas orienta médicos a solicitar menos exames e internações

Por: Maria Elena Covre, Lucas Israel e Fabrício Carareto
06/02/2020 às 19:34
Bastidores

Em boletim informativo, presidente do grupo, o médico Helencar Ignácio, diz que saúde financeira vai bem, mas custos altos impõem medidas administrativas urgentes


Faturou alto 
A Unimed Rio Preto nunca faturou tanto como em 2019, quando as cifras bateram na casa de R$ 1 bilhão. E só não ganhou mais dinheiro devido à alta sinistralidade, que é o percentual usado do montante arrecadado com mensalidades dos conveniados e o que gastou com a oferta de serviços como consultas, exames, internações e cirurgias, por exemplo. 

Vamos economizar 1
Este é o resumo do editorial assinado pelo médico Helencar Ignácio, presidente da Unimed Rio Preto, no boletim informativo que está sendo encaminhado aos cooperados. Ao mesmo tempo em que fala do vigor financeiro do maior grupo de saúde privada da cidade, ele puxa a orelha dos seus pares pelo excesso de procedimentos solicitados. 
 
Vamos economizar 2
"Precisamos avaliar a real necessidade da solicitação de um exame, de um dia a mais de internação, entre outros exemplos. Não podemos continuar gastando mais com despesas assistenciais do que arrecadamos. Uma conta que pode trazer consequências graves para nossa cooperativa”, afirmou Helencar Ignácio. 

Vamos economizar 3
No último trimestre, segundo o informativo da Unimed, a sinistralidade chegou a 92,7%. De acordo com Helencar, toda vez que o percentual passa de 75% "é preciso repensar ações administrativas”. 

Economia exige cuidados 
Segundo o médico, o cenário econômico do País ainda inspira cuidados especiais. "A economia ainda tímida para uma retomada nos obriga a pensar de forma mais estratégica e com pés no chão. Somos uma cooperativa e devemos agir juntos, em comum acordo.”

Nas cabeças 1
O ex-deputado estadual Vaz de Lima vai coordenar as campanhas eleitorais do PSDB no Estado. O convite ao tucano de Rio Preto, lotado em cargo de segundo escalão no governo João Doria, foi feito na última terça-feira (4) pela executiva estadual da legenda. 

Nas cabeças 2
Representante da chamada "velha guarda do PSDB”, aos poucos Vaz de Lima vai se reposicionando no ninho tucano, hoje sob o comando do jovem Marco Vinholi, catapultado ao posto de presidente da legenda por Doria.   

Estratégico
Vaz de Lima é um nome estratégico para a função oferecida a ele, que será acumulada com o cargo que ocupa no governo. O veterano conhece bem as relações políticas no Interior, onde Geraldo Alckmin, hoje adversário interno de Doria, plantou sementes por quase duas décadas. Já o governador domina pouco a geopolítica caipira. Daí se cercar de algumas referências estratégicas, como Vinholi e, agora, Vaz. 

Meta 
Em conversa com o DLNews, o ex-deputado disse que ainda tem poucas informações sobre quais serão exatamente suas atribuições, inclusive em relação à destinação de recursos do fundo eleitoral para cada município. Mas Vaz se mostra empolgado com o desafio. A legenda, que fez 169 prefeitos nas urnas em 2016, já tinha em junho do ano passado chegado a 200 com a chegada de novos filiados. Daí que a meta de Vaz, agora, é romper a barreira de duas centenas. 

Negado
O Tribunal de Justiça de São Paulo negou recurso especial do vereador Fábio Marcondes (PR), na ação em que ele foi condenado a pagar indenização a Carlos de Arnaldo, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto, e à ex-servidora municipal  Arlete Regina Leal. 

Fica como está
Os advogados do vereador questionaram a decisão da desembargadora Cristina Mogioni, que reverteu sentença de 1ª instância e condenou Marcondes a indenizar a dupla. A defesa alegou que não se tratava de dano moral presumido. E que não havia prova da ocorrência de dano moral indenizável. Mesmo assim, a decisão foi mantida pelo presidente da seção de Direito Privado do TJ, Dimas Fonseca.

Caso polêmico
Segundo a ação, Fábio Marcondes invadiu o gabinete da pasta aos gritos, empurrou servidoras que trabalhavam no local e chutou a porta do gabinete de Carlos de Arnaldo, que não estava no prédio. Marcondes ainda teria xingado o então secretário.

Dossiê
O motivo seria um suposto dossiê que estaria sendo montado por Carlos de Arnaldo ligando Marcondes ao deputado Waldemar da Costa Neto, manda-chuva do PR e condenado no processo do Mensalão a sete anos de prisão pelo Supremo Tribunal de Justiça (STF). O ponto é que a existência deste dossiê nunca foi comprovada.

E aí? 1
O Ministério Público reforçou à Justiça pedido de condenação do ex-secretário de Esportes José Carlos Marinho, hoje vereador pelo PSB. Ele e o assessor Antônio Bernardo da Silva Júnior são acusados de improbidade administrativa pela contratação de pessoas e serviços de maneira irregular, falsificando assinaturas em benefício de terceiros.

E aí? 2
Marinho comandou a pasta de Esportes entre 2009 e 2012, na gestão do então prefeito Valdomiro Lopes (PSB). Segundo o inquérito conduzido pelo promotor Carlos Romani, enquanto esteve lá Marinho ordenou a contratação de pelo menos oito pessoas para prestação de serviços à pasta. No entanto, vários funcionários relataram que não assinaram os recibos de pagamento dos vencimentos. E, em alguns casos, sequer sabiam da existência dos pagamentos.

Livro
O marqueteiro político Elsinho Mouco, fiel escudeiro de Michel Temer (MDB), lançou livro em evento badalado em São Paulo, com a presença do ex-presidente e uma leva de gente importante. O rio-pretense é um dos autores da obra "Campanhas Políticas nas Redes Sociais”, coordenada pela cientista política Juliana Fratini. 

Filme 
Elsinho, aliás, está às voltas também com um documentário que mostra a trajetória do ex-presidente Temer. Em entrevista recente à Folha de S.Paulo, o emedebista afirmou que o filme de sua vida vai corrigir as distorções de Petra Costa, diretora de Democracia em Vertigem, documentário brasileiro que concorre ao Oscar no domingo (9) e que dá a narrativa de golpe ao  impeachment de Dilma Roussef (PT). 

No PSD 1 
O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, está de malas prontas para o PSD. Ele vai assinar ficha no próximo dia 15 de fevereiro, em oba-oba com as presenças do cacique nacional da legenda, Gilberto Kassab, e do vice-prefeito de Rio Preto, Eleuses Paiva. 

No PSD 2  
Fernando Cunha foi eleito em 2016 pelo PR, mas estava sem partido havia quase um ano. Com sua filiação ao PSD, Eleuses Paiva ganha um aliado de peso dentro do "quintal” do deputado federal Geninho Zuliani (DEM).

Bateu...
A Secretaria de Juventude do PT de Rio Preto rebate o coordenador da Juventude do PDT e vice-presidente da legenda, Grabriel Lima, que declarou, nesta coluna, não aceitar qualquer negociação que inclua os petistas em uma frente ampla de centro e esquerda nas eleições deste ano. 

 ...levou  
"Tudo que foi dito na coluna não nos causa espanto ou surpresa, pois o PDT Rio Preto não combinaria com uma ’frente de centro-esquerda’. Seria estranho caminhar nas mesmas fileiras com o pessoal que elegeu Tabata Amaral, aquela que votou pela Reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro. Enquanto o PDT Rio Preto não fizer sua ’autocrítica’, será complicadíssimo explicar aos eleitores que temos em nossa "frente de esquerda” aqueles que ajudaram a acabar com a previdência do povo brasileiro”, diz nota oficial.  

Junto e misturado 
Ainda segundo o comando da juventude petista, "em vez de utilizar do ódio antipetista, o PDT Rio Preto deveria ser coerente, assumir para sua militância que seu partido fez parte de todos os governos do PT e que suas maiores lideranças foram ministros de Lula e Dilma”. "Sendo assim, o PDT teve uma parcela de participação nos últimos acontecimentos políticos de 2003 até 2016”, dizem os petistas.

Repúdio 1
Evento criado no Facebook está convocando ato de repúdio à violência de um  policial militar ao abordar mulher grávida de 5 meses na periferia de Rio Preto na última terça-feira (4). Vídeo que flagrou a agressão viralizou nas redes sociais e ganhou destaque em veículos de comunicação de alcance nacional, exigindo posicionamento imediado do governador João Doria (PSDB).

Repúdio 2
Até a tarde desta quinta-feira (6), presidentes e integrantes de legendas de esquerda, como PSOL e PC do B, tinham confirmado presença, além de outros 434 internautas.  A manifestação está marcada para o sábado (8), a partir das 9h, em frente ao Praça Shopping, no Calçadão. 

Na pele de governador 
Depois de João Doria (PSDB) movimentar a cena política da cidade no sábado passado (1º), agora é a vez de Rodrigo Garcia (DEM) agitar a área na condição de governador em exercício. O democrata desembarca na região no sábado (8). Vai visitar hospital e inaugurar Poupatempo em Jales, sortear casas da CDHU em Bebedouro e visitar obras de delegacia em Pereira Barreto, entre outras atividades. Deve encerrar o dia em Rio Preto, mas sem agenda oficial.  







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!