Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Sophy, de 9 anos, luta contra uma doença rara e sem cura em Rio Preto. Diagnosticada com artrite idiopática juvenil sistêmica, ela enfrenta internações frequentes, faz quimioterapia e depende de cuidados intensivos. A mãe, Jéssica, deixou o trabalho para se dedicar integralmente à filha e pede ajuda em uma vaquinha solidária para custear o tratamento e as despesas da família.
Autor: Arquivo pessoal / Família de Sophy
Sophy, de 9 anos, luta contra uma doença rara e sem cura em Rio Preto. Diagnosticada com artrite idiopática juvenil sistêmica, ela enfrenta internações frequentes, faz quimioterapia e depende de cuidados intensivos. A mãe, Jéssica, deixou o trabalho para se dedicar integralmente à filha e pede ajuda em uma vaquinha solidária para custear o tratamento e as despesas da família.

Sophy, 9 anos, luta contra doença rara e sem cura em Rio Preto; mãe pede ajuda em vaquinha para custear tratamento

Autor: LEONARDO GARCIA
05/11/2025 às 13:18
Cidades

A pequena Sophy, de 9 anos, enfrenta uma doença rara, grave e sem cura chamada artrite idiopática juvenil sistêmica (AIJs) — uma condição autoimune que provoca inflamações nas articulações e pode afetar órgãos vitais.


No caso de Sophy, a doença atingiu o fígado, o baço e o pericárdio (membrana que envolve o coração). Ela também sofreu um derrame ocular, tratado a tempo, mas que exigiu cuidados intensivos. Desde então, a menina realiza tratamento contínuo, com quimioterapia e uso diário de medicamentos.

Atualmente, Sophy está internada há quase uma semana, sem previsão de alta. No último sábado, precisou receber uma transfusão de sangue por causa de anemia e baixa contagem de plaquetas. Segundo a mãe, Jéssica, a filha tem febres altas, fortes dores e imunidade muito baixa, o que a impede de frequentar a escola.

"Demorou mais de um mês de internação até chegarem ao diagnóstico. Agora ela segue internada porque a última ressonância mostrou alterações nos ossos”, explica Jéssica.

A doença não tem cura, e o tratamento pode durar anos até que Sophy alcance o estágio de remissão, quando poderá interromper o uso de quimioterapias.

Mãe enfrenta dificuldades com dois filhos e sem renda

Desde o diagnóstico, Jéssica precisou parar de trabalhar para se dedicar integralmente à filha. Além de cuidar de Sophy, ela também é mãe de Ryan, de 4 anos, que está em investigação para diagnóstico de autismo.

"Porém, mais uma vez ela está internada. O Ryan está em casa porque ontem não passou bem na escola, e eu não tenho quem fique com ele sem cobrar. Eu até posso deixar um adolescente de 16 anos sozinho, mas não posso deixar uma criança de quatro aos cuidados de outro menor”, desabafa Jéssica.

As dificuldades financeiras se agravaram nos últimos meses.

"A gente não gasta milhões com ela, mas temos gastos constantes e não estamos conseguindo. Quando fiquei 45 dias internada com a Sophy, o aluguel venceu, as contas venceram e tudo virou uma bola de neve. Vendemos quase tudo o que tínhamos em casa”, contou.

Com aluguel atrasado, o carro quebrado e despesas acumuladas, a família tenta manter o essencial enquanto enfrenta o tratamento da menina e os cuidados com o filho mais novo.

Vaquinha solidária

Para ajudar a família, foi criada uma vaquinha online com o objetivo de arrecadar recursos para transporte, remédios, alimentação e despesas básicas.

"As internações da Sophy sempre passam de uma semana. A gente tenta se manter firme, mas a situação é muito difícil. Toda ajuda é bem-vinda”, afirma Jéssica.

Quem quiser colaborar pode doar através do link:
https://www.vakinha.com.br/5645198

O que é a artrite idiopática juvenil sistêmica

A artrite idiopática juvenil sistêmica (AIJs) é uma doença autoimune rara, que faz o sistema imunológico atacar as próprias articulações e órgãos.
Pode causar febres altas, inflamações, dores intensas, fadiga e comprometimento de órgãos internos. O tratamento é prolongado e busca controlar a inflamação e evitar danos permanentes.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!