As carretas-escola do Programa Caminho da Capacitação começaram, nesta segunda-feira (3), as primeiras turmas de qualificação profissional em São José do Rio Preto. Instaladas na Praça Dom José Marcondes, no Centro, elas oferecem cursos gratuitos em áreas de alta demanda no mercado de trabalho.
A iniciativa é uma parceria entre o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e o Fundo Social de Solidariedade de Rio Preto, presidido por Josiane Candido, e faz parte do Superação SP, programa do Governo do Estado voltado à promoção de renda, oportunidades e inclusão social.
Nesta etapa, Rio Preto recebe formações nas áreas de:
• Banho e Tosa – Porte Pequeno (manhã e tarde)
• Banho e Tosa – Porte Médio (noite)
• Gastronomia com Aproveitamento Integral de Alimentos (manhã, tarde e noite)
As aulas são ministradas por profissionais do Centro Paula Souza, dentro de carretas equipadas com infraestrutura completa para atividades teóricas e práticas. O espaço conta com tecnologia moderna, incluindo sistema de reconhecimento facial para controle de presença.
Ao final do ciclo, os participantes recebem certificado oficial de conclusão.
"Nosso compromisso é abrir caminhos para que as pessoas tenham novas oportunidades. Educação, capacitação e trabalho são as bases de uma sociedade mais justa e solidária”, afirma Josiane Candido, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Preto.
Rio Preto é um dos 14 municípios da região contemplados no início deste novo ciclo do Caminho da Capacitação, que leva formação profissional itinerante ao interior paulista, com permanência de 15 dias em cada cidade.
Serviço
Período das aulas: 3 a 13 de novembro
Local: Praça Dom José Marcondes – Centro
Mais informações: www.caminhodacapacitacao.sp.gov.br