A coleta teve início no Parque da Cidadania e percorreu também os bairros Cidade Alta e Nova Esperança — regiões extensas e populosas que apresentaram excelente adesão dos moradores.
Balanço do primeiro dia
De acordo com as Secretarias de Serviços Gerais e Meio Ambiente e Urbanismo, foram recolhidos aproximadamente 90 metros cúbicos de materiais, o equivalente a cerca de 22 toneladas de resíduos.
• No Parque da Cidadania, quatro caminhões foram carregados, totalizando 42 m³ de materiais.
• No Cidade Alta, um caminhão recolheu 12 m³.
• No Nova Esperança, outros três caminhões completaram a coleta parcial de 36 m³, antes da interrupção por causa da chuva.
Um caminhão auxiliar percorreu as vias recolhendo pneus, que foram encaminhados diretamente ao Ecoponto destinado à logística reversa de pneumáticos. No total, foram recolhidos 20 pneus de carro, 7 de moto e 7 de bicicleta.
Por conta da chuva, os trabalhos precisaram ser interrompidos temporariamente. Os bairros Morada do Sol, Caetano e Jardim Nunes — que ficaram pendentes na rota de coleta — serão atendidos nos próximos dias.
Os materiais recolhidos estão sendo encaminhados aos Pontos de Apoio Municipais, onde passam por separação e recebem destinação ambientalmente adequada.
Saúde e prevenção
O Cidade Limpa 2025 é uma grande operação de limpeza urbana e mobilização social, voltada à prevenção de doenças, redução de riscos ambientais e promoção da sustentabilidade.
O programa busca eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, prevenir a proliferação de escorpiões e animais peçonhentos, e evitar entupimentos de bocas de lobo que podem causar alagamentos durante o período chuvoso.
A ação, retomada após o período da pandemia, segue até 21 de outubro, com coletas iniciando às 9h da manhã em cada bairro. Os moradores devem colocar os materiais na calçada até as 8h do dia programado para o recolhimento