Após mais de dois meses de estiagem e temperaturas acima da média, Rio Preto e região devem receber as primeiras chuvas da primavera nos próximos dias. A Defesa Civil de Rio Preto, com base em dados da Defesa Civil do Estado e da Climatempo, aponta que deve chover em pelo menos oito dos próximos 15 dias.
Primeiras chuvas da primavera devem aliviar calor e estiagem em Rio Preto
As primeiras pancadas já podem ocorrer nesta quinta-feira (9/10), mas com baixo volume — cerca de 5 milímetros. A previsão indica aumento gradual até segunda-feira (13/10), quando é esperada a primeira chuva significativa, com cerca de 27 mm. A partir do dia 21, novas precipitações devem ocorrer de forma mais intensa e contínua.
O diretor da Defesa Civil, coronel Ivair da Silva, destacou que o retorno das chuvas ajuda na recuperação hídrica e na redução de incêndios florestais, mas alertou para os riscos durante temporais.
"A população deve redobrar a atenção, evitando áreas alagadas, buscando abrigo seguro e nunca se abrigando sob árvores durante raios”, orientou.
Segundo o boletim meteorológico estadual, o tempo permanecerá instável em todo o Estado até segunda-feira (13/10), com a passagem de frentes frias e transporte de umidade da Amazónia. As temperaturas devem cair ligeiramente, proporcionando sensação térmica mais agradável.
Período: 9 a 23 de outubro
Fonte: Defesa Civil de São José do Rio Preto / Defesa Civil SP / Climatempo