A 62ª edição da Expo Rio Preto sediou, nos dias 4 e 5 de outubro, o tradicional julgamento da raça Mangalarga, reunindo criadores e expositores de diversas regiões do país. O evento destacou-se pela alta qualidade técnica dos animais apresentados e atraiu atenção do público durante as competições.
O jurado oficial da raça, Paulo Francisco Della Torre, avaliou os exemplares em provas puxadas ao cabresto — como potros e potras — e montados, como éguas e cavalos. Segundo ele, os critérios de julgamento consideraram tanto a morfologia quanto o andamento dos animais.
"Apesar do número mais reduzido de inscrições, com 78 animais no total, observamos um nível de qualidade excepcional. Os animais estavam muito bem resolvidos nos detalhes e apresentaram um equilíbrio notável entre andamento e morfologia”, destacou Della Torre.
Animais premiados
Entre as principais premiações, a Exposição Regional do Cavalo Mangalarga de São José do Rio Preto sediou os campeonatos Cavalo Maior e Égua Maior.
Na categoria Cavalo Maior, o campeão de marcha e campeão geral foi Gatuzzo Cass, do expositor Cassiano Terra Simon, de São José dos Campos (SP).
Já a campeã geral foi a égua América RJ Boa Vista, do expositor Renato Diniz Junqueira, de Orlândia (SP).
"O julgamento em Rio Preto é uma feira que qualifica muito bem os animais para uma classificatória nacional. Por isso, é muito importante ser premiado aqui na Expo Rio Preto”, afirmou Adib Ismael Júnior, presidente do Núcleo Mangalarga de São José do Rio Preto.
Bellatriz FIV CBA é a grande campeã da Expo Rio Preto 2025
Evento encerrou a etapa Corte com recorde de animais em pista e consagrou campeões das raças Nelore e Tabapuã
A etapa Corte da 62ª Expo Rio Preto foi encerrada neste domingo (5) com o julgamento da raça Nelore, consagrando a grande campeã da edição 2025: Bellatriz FIV CBA, apresentada por Paulo de Castro Marques, da Fazenda Santa Ester, de Silvianópolis (MG).
O evento, que integrou a Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore, registrou recorde de animais em pista, com cerca de mil exemplares no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, reafirmando a importância da feira no circuito oficial da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Destaques do Nelore
Na categoria Nelore, além da grande campeã Bellatriz FIV CBA, o touro Lugano FIV Kado, da Fazenda Terra Prometida, foi consagrado Grande Campeão, representando o expositor Henrique & Juliano Produções e Eventos.
Na categoria Nelore Mocho, a Grande Campeã foi a fêmea Olinda Angico, e o Grande Campeão, o touro 9192 RG, ambos de propriedade do criador Dalton Dias Heringer, da Fazenda Paraíso, em Vila Velha (ES).
Na categoria Nelore Pelagens, o título de Grande Campeã ficou com NEJA 2797 FIV V3, da Fazenda Porto Velho, em Boa Esperança do Sul (SP), de Washington Dias Janota Antunes. O Grande Campeão foi NEJA 3638 FIV V3, da Fazenda Bela Olinda, de João Antônio Soares Bessa Costa, em Paranaíba (MS).
Força genética também no Tabapuã
Na raça Tabapuã, a fêmea Orla FIV TJG, da TJG Agropecuária Ltda, foi eleita Grande Campeã, representando a Fazenda Porto Seguro, de Nova Granada (SP).
O título de Grande Campeão ficou com o touro Iluminado, da Fazenda Água Marinha, de Julio Christian Laure, localizada em Uberaba (MG). Os julgamentos foram realizados em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT).
A Expo Rio Preto
Realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, a feira é apresentada pela Faesp/Senar, com patrocínio da Caixa – Governo Federal e do Banestes, e correalização da Lovi do Brasil, de Novo Horizonte.
Reconhecida como a maior feira agropecuária do Noroeste Paulista e a terceira maior do Estado de São Paulo em número de animais, a Expo Rio Preto teve duração de 17 dias, divididos em duas etapas:
Etapa Leite: 13 a 21 de setembro
Etapa Corte: 28 de setembro a 5 de outubro
O evento foi realizado no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, com entrada e estacionamento gratuitos.