A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a assistência em casos de acidentes com escorpiões ao instalar dois novos pontos de aplicação de soro antiescorpiônico nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Jaguaré e Norte. Com a ampliação, o município passa a contar com três locais de referência, incluindo também o Hospital de Base/Hospital da Criança e Maternidade.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Andreia Negri, a medida representa "uma grande conquista para a população, especialmente diante do aumento dos acidentes registrados em todo o país”. Apenas em 2025, Rio Preto já notificou 939 ocorrências de picadas de escorpião.
A distribuição do soro antiescorpiônico é feita pelo Governo do Estado de São Paulo, que mantém 230 pontos estratégicos em todo o território paulista. Por se tratar de um insumo de produção limitada, os locais de envio são definidos pela Secretaria Estadual da Saúde com base em critérios técnicos e regionais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, casos envolvendo crianças de até 10 anos devem ser encaminhados diretamente para um dos pontos estratégicos. Já pacientes com mais de 10 anos e adultos devem procurar a unidade de saúde mais próxima, onde serão avaliados e, se necessário, encaminhados para a aplicação do soro.
Com a inclusão das UPAs Jaguaré e Norte, Rio Preto fortalece a segurança e a agilidade no atendimento, garantindo mais proteção à população diante de acidentes com escorpiões.