A Polícia Civil de São Paulo realizou, na manhã desta quinta-feira (11), a Operação Orbis Clausus, conduzida pela 4ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos (Divecar), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
A ação tem como objetivo cumprir 39 mandados judiciais, expedidos pela Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital. Participam da operação mais de 100 policiais civis, distribuídos em cerca de 50 equipes, com diligências simultâneas em diversas regiões da capital e no município de Francisco Morato.
De acordo com a Polícia Civil, o nome da operação, em latim, significa "mundo fechado”, em referência ao esquema restrito e clandestino de crimes mantido pela quadrilha. As investigações apontam que o grupo combinava roubos de motocicletas, a venda ilegal de peças pela internet e fraudes no transporte público, por meio da clonagem e falsificação de bilhetes eletrônicos.
As apurações revelaram a existência de dois núcleos de atuação. O primeiro era responsável pelos roubos de motos, com participação de executores, olheiros, receptadores e fornecedores de armamento. O segundo núcleo realizava fraudes tecnológicas, manipulando cartões eletrônicos, utilizando softwares ilícitos e movimentando dinheiro em contas de terceiros.
Dos 20 alvos identificados, 11 foram presos nesta quinta-feira, um já estava detido no sistema prisional e dois morreram em confronto com forças de segurança enquanto praticavam roubos de motocicletas durante o curso das investigações.
A operação segue em andamento.