Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Saúde em movimento: ação de vacinação no Terminal Urbano Central facilita o acesso às vacinas contra gripe e sarampo, especialmente para quem faz parte dos grupos de risco. Atendimento segue nos dias 29 e 31 de julho.
Autor: Andreia Negri / Pref. Rio Preto
Saúde em movimento: ação de vacinação no Terminal Urbano Central facilita o acesso às vacinas contra gripe e sarampo, especialmente para quem faz parte dos grupos de risco. Atendimento segue nos dias 29 e 31 de julho.

Vacinação contra gripe e sarampo retorna ao Terminal Urbano de Rio Preto nesta semana

Autor: LEONARDO GARCIA
28/07/2025 às 14:37
Saúde

Ação itinerante busca ampliar imunização entre passageiros e grupos de risco; campanha tem apoio da EMURB


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto retoma nesta semana a vacinação contra gripe (Influenza) e sarampo no Terminal Urbano Central. A ação ocorre nos dias 29 e 31 de julho, das 7h30 às 16h30, com atendimento gratuito à população.

A iniciativa, realizada em parceria com a Empresa Municipal de Urbanismo (EMURB), tem como objetivo facilitar o acesso à imunização, principalmente para os grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e gestantes.

Na edição anterior, realizada nos dias 15 e 17 de julho, foram aplicadas 961 doses, sendo 805 contra a gripe e 156 contra o sarampo. A vacinação extramuros também passou por outros pontos estratégicos da cidade: no calçadão central, no dia 19, foram aplicadas 73 doses; já no aeroporto, nos dias 22 e 24 de julho, foram administradas 89 doses.

Gripe: cobertura ainda abaixo da meta

A vacina contra a gripe está liberada para todas as pessoas a partir de seis meses de idade, com foco nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A meta é alcançar 90% de cobertura, mas os índices ainda estão baixos em Rio Preto:
Idosos: 50,3%
Crianças: 43,27%
Gestantes: 62,75%

A imunização também segue disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Sarampo: prevenção intensificada

A vacinação contra o sarampo é feita com a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. A cobertura vacinal no município está em 98,71% para a primeira dose e 92,61% para a segunda.

A vacina está disponível para:
Crianças: duas doses — aos 12 meses e aos 15 meses
Pessoas de 1 a 29 anos sem nenhuma dose: devem receber duas doses
Pessoas de 30 a 59 anos sem registro de vacinação: recebem uma dose única







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!