O Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto, referência regional em atendimentos pelo SUS, foi beneficiado com a doação de 60 órteses ortopédicas destinadas ao tratamento de Pé Torto Congênito. A entrega simbólica foi realizada na última quinta-feira (10/07), em cerimônia promovida pelo Rotary Club Alvorada.
As órteses serão utilizadas no Ambulatório de Especialidades do HB, que oferece, gratuitamente, o tratamento completo da condição pelo método Ponseti, considerado internacionalmente o mais eficaz na correção da deformidade. Nesse protocolo, o uso de órteses tipo bota é essencial para manter a correção após as etapas iniciais de gesso e cirurgia. No mercado, o equipamento pode chegar a custar até R$ 1 mil por paciente.
Com a iniciativa, o hospital irá oficializar seu banco de órteses, ampliando a segurança e continuidade do tratamento de crianças atendidas exclusivamente pelo SUS.
"Hoje já trabalhamos com doações de famílias de pacientes, mas o número de órteses disponíveis ainda é muito abaixo da demanda. Essa parceria com o Rotary permitirá oficializar o banco da clínica de Ponseti do HB e atender com mais eficiência quem precisa”, explica o Dr. Alceu Fornari Chueire Filho, ortopedista do hospital.
Como surgiu a parceria
Segundo João Passos Nogueiro Filho, associado do Rotary Club de São José do Rio Preto – Alvorada, a ideia nasceu de uma conversa antes da pandemia, quando o Dr. Ricardo Innecco de Castro, médico e rotariano, alertou sobre a carência de órteses em diversos pontos do país.
A mobilização envolveu Rotary Clubs de São Carlos-Norte, Alemanha (distritos 1830 e 1860) e a Fundação Rotária Internacional, que viabilizou o envio dos equipamentos.
"Em Rio Preto, o Rotary Alvorada abraçou a causa e, com apoio do Dr. Alceu, conseguimos formalizar a parceria com o HB. É um orgulho ver a filosofia do Rotary se materializar em ações que realmente impactam a vida das pessoas”, afirmou o rotariano.
Atendimento de excelência
O serviço é conduzido por uma equipe especializada do HB, composta pelos médicos Dr. Guaracy Carvalho Filho, Dr. Helencar Ignácio, Dr. Márcio Figueiredo, Dr. Alceu Fornari Chueire e Dra. Marcella Brandão.
"A doação representa não apenas um reforço para o tratamento, mas também uma valorização do nosso compromisso com a saúde pública gratuita e de qualidade”, finaliza Dr. Alceu.