Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Agente de saúde realiza manutenção em uma das seis mil Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) instaladas em Rio Preto, tecnologia que ajudou a reduzir os casos de dengue em quase 99%.
Autor: COMUNICAÇÃO SOCIAL/PREFEITURA SJRP
Agente de saúde realiza manutenção em uma das seis mil Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) instaladas em Rio Preto, tecnologia que ajudou a reduzir os casos de dengue em quase 99%.

Rio Preto reduz casos de dengue em 98,8% no primeiro semestre de 2025

Autor: LEONARDO GARCIA
03/07/2025 às 19:25
Saúde

Ações integradas da Prefeitura, uso de tecnologia e apoio federal foram fundamentais para queda expressiva nos casos


São José do Rio Preto registrou uma queda histórica de 98,8% nos casos confirmados de dengue entre janeiro e junho de 2025. Os números caíram de 19.862 no mesmo período de 2024 para apenas 235 casos confirmados neste ano. A expressiva redução é resultado de uma atuação coordenada da Prefeitura, envolvendo múltiplas secretarias, apoio da Força Nacional do SUS, e investimentos em tecnologia e ações de prevenção.

Entre os principais destaques estão a instalação de 6 mil Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), tecnologia da Fiocruz obtida através de articulação direta do prefeito Coronel Fábio Candido e do secretário de Saúde, Rubem Bottas, junto ao Ministério da Saúde. As EDLs foram distribuídas por todas as regiões da cidade.

Outro reforço essencial foi o apoio da Força Nacional do SUS, que atuou no atendimento de pacientes no Centro de Hidratação, inicialmente no NEU (com 30 leitos) e depois na unidade da Swift (com 100 leitos).

O combate ao Aedes aegypti também envolveu ações como nebulização costal e veicular, Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), mutirões aos sábados, intensificação da limpeza urbana e iniciativas de educação ambiental com a população, como a Feira de Educação em Saúde Ambiental.

Planejamento para o segundo semestre

Mesmo com a queda drástica nos casos, o município segue em alerta. Nesta terça-feira (2), as equipes da Atenção Básica e das Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental se reuniram para alinhar as próximas etapas do plano de ação.

Entre as medidas previstas estão a recapacitação dos agentes de saúde nos dias 24 e 25 de julho, e o treinamento das equipes das Unidades Básicas de Saúde, seguindo o cronograma da Vigilância Ambiental. A Prefeitura também solicitou ao Ministério da Saúde a manutenção das EDLs, que seguem sendo monitoradas e abastecidas pelas equipes locais.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!