A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nesta semana um repasse de R$ 918,6 mil do Ministério da Saúde, destinado à continuidade da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco. As obras foram iniciadas em dezembro de 2024.
O valor foi conquistado após negociações realizadas em Brasília pelo prefeito Coronel Fábio Candido e pelo secretário de Saúde, Rubem Bottas, que estiveram reunidos com autoridades federais. Em fevereiro, os gestores se encontraram com a então ministra da Saúde, Nísia Trindade, e, em abril, dialogaram com o atual ministro, Alexandre Padilha, e com o deputado federal Luiz Carlos Motta.
O repasse está formalizado na Portaria nº 544, que condiciona o envio dos recursos à realização da licitação e ao início efetivo da obra. Durante audiência pública de prestação de contas, no dia 29 de maio, o vereador Pedro Roberto questionou o andamento do processo. Na ocasião, o secretário informou que a Prefeitura já havia cobrado formalmente o Ministério da Saúde pela liberação dos recursos — que agora foi confirmada.
???? O que será feito na UBS São Francisco:
• Reforma completa dos ambientes internos: recepção, salas de espera, consultórios, salas de vacina, coleta, exames e área dos funcionários;
• Troca de pisos;
• Instalação de bancadas, armários e sistema de ar-condicionado;
• Prazo mínimo de execução da obra: 180 dias.
???? Mais recursos para a Saúde
Ainda nesta quarta-feira, o secretário de Saúde recebeu o vereador Jorge Menezes, que anunciou a destinação de uma emenda impositiva de R$ 450 mil para investimentos na saúde do município.
"O nosso agradecimento ao vereador Jorge Menezes, que tem um olhar atento para a cidade. Rio Preto precisa dessa ajuda para fortalecer nossas unidades”, destacou o secretário Rubem Bottas.
O vereador também aproveitou para reforçar o apelo a outros parlamentares, pedindo que destinem recursos para a Saúde do município. "São José do Rio Preto atende pacientes de várias regiões. Precisamos desse apoio, tanto de deputados quanto dos demais vereadores”, afirmou.