Samu de Rio Preto tem sede reformada e frota renovada para melhorar atendimento
Investimento de R$ 124 mil garantiu melhorias na estrutura. Dez novas ambulâncias reforçam atendimento de emergência e reduzem tempo de resposta
A Prefeitura de São José do Rio Preto concluiu nesta semana a reforma da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). A obra foi realizada pela Secretaria de Obras, com um investimento de R$ 124 mil, provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).
Iniciada em março, a reforma contemplou a ampliação do alojamento masculino, com a reativação do banheiro interno, além de melhorias estruturais nos banheiros do vestiário e na cozinha. Foram também trocados o bebedouro e os aparelhos de ar-condicionado do alojamento, proporcionando mais conforto e melhores condições de trabalho para os profissionais da unidade.
"Quando assumi a coordenação, me comprometi a melhorar o atendimento primário, com foco na população, que precisa da ambulância na rua. Já observamos um aumento expressivo nos atendimentos, o que se traduz em mais qualidade na assistência à saúde”, destacou o coordenador-geral do Samu, Rodrigo Tadeu Silvestre.
Frota nova, atendimento mais ágil
Paralelamente às melhorias na estrutura, a Prefeitura também investiu na renovação da frota de ambulâncias, atendendo a uma demanda antiga do serviço. Em março, após articulação do prefeito Coronel Fábio Candido e do secretário de Saúde, Rubem Bottas, junto ao Ministério da Saúde e à então ministra Nísia Trindade, dez novas ambulâncias foram entregues a Rio Preto.
Os veículos foram distribuídos de forma estratégica para atender com mais agilidade as regiões das UPAs Norte, Jaguaré, Tangará e o Pronto-Socorro Santo Antônio. Com essa nova logística, o Samu consegue reduzir o tempo de resposta, tornando o atendimento de emergência mais rápido e eficiente, especialmente nos casos mais graves