Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



estoque de sangue atinge nível crítico e hemocentro de rio preto pode cancelar cirurgias

Autor: LEONARDO GARCIA
20/05/2025 às 10:55
Saúde

queda nas doações ameaça atendimento em 39 hospitais da região; Funfarme faz apelo público à população e amplia horário para coleta


São José do Rio Preto — O Hemocentro de Rio Preto e o Hemonúcleo de Catanduva enfrentam a pior crise de abastecimento de sangue da história, com estoques em nível de emergência máxima. A situação coloca em risco cirurgias eletivas e atendimentos de urgência em pelo menos 39 hospitais da região, incluindo o Hospital de Base (HB) e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM).

A Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), que administra o Hemocentro, fez nesta segunda-feira (19) um chamamento público às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à população, pedindo que todos que possam se mobilizem para doar sangue com urgência.

"A doação de sangue é responsabilidade de todos. Um único doador pode salvar até quatro vidas”, afirmou o diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio Ramalho.

Queda nas doações agrava cenário

Segundo o diretor administrativo do Hemocentro, Dr. Octávio Ricci Júnior, o número de doações vem caindo progressivamente:
2023: média de 2.400 doações por mês
2024: caiu para 2.200
até abril deste ano: apenas 2.100 doações mensais

A queda representa quase 13% em dois anos. A situação ideal, segundo a diretora técnica, Dra. Andrea Aparecida Guimarães, seria de 3.500 doações por mês, o que corresponde a 120 doações por dia. Hoje, a média está em apenas 80 doações diárias.

Hospitais em risco

O Hemocentro de Rio Preto atende 25 hospitais da DRS-15, incluindo a Santa Casa de Rio Preto e outras 9 Santas Casas da região. Já o Hemonúcleo de Catanduva abastece 14 instituições, como o Hospital Padre Albino, Emílio Carlos e o Hospital Unimed São Domingos.

Sem doações suficientes, há risco real de suspensão de cirurgias e procedimentos de urgência nessas unidades.

Horários ampliados para doação

Para tentar reverter a crise, o Hemocentro de Rio Preto ampliou seu horário de funcionamento entre os dias 20 e 30 de maio:
Segunda a sexta-feira: das 7h às 15h
Sábados e domingos: das 7h às 13h

A partir de 1º de junho, o funcionamento volta ao horário habitual, todos os dias das 7h às 13h.

Já o Hemonúcleo de Catanduva, que antes funcionava de quarta a domingo, passou a abrir de terça a domingo, das 7h às 13h.

Estacionamento grátis: doadores em Rio Preto podem usar gratuitamente o estacionamento do Hospital de Base — basta apresentar o comprovante de doação.

Quem pode doar sangue:
Idade: entre 16 e 69 anos (menores de 18 com responsável legal; maiores de 60 só se já tiverem doado antes dos 60);
Peso: mínimo de 50 kg;
Estar em boas condições de saúde;
Ter dormido pelo menos 6 horas;
Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos e aguardar 2 horas após o almoço);
Apresentar documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho).

Contatos e locais de doação:

???? Hemocentro – São José do Rio Preto
Av. Jamil Feres Kfouri, nº 80 – Jardim Panorama
???? (17) 3201-5078 / 3201-5151 | WhatsApp: (17) 99623-9985

???? Hemonúcleo – Catanduva
Rua 13 de Maio, 974 – Centro
???? (17) 3522-7722







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!