A Delegacia Especializada de Investigações Criminais (DEIC) – DEINTER 5, por meio da 3ª Delegacia de Homicídios, concluiu o inquérito policial que investigava o assassinato de Rodrigo Aldo Santiago, de 37 anos, ocorrido em 12 de janeiro de 2025, nas imediações da linha férrea, no centro de São José do Rio Preto, próximo ao Centro POP.
Rodrigo foi atacado com um golpe fatal de faca no peito. Mesmo ferido, ainda conseguiu caminhar alguns metros até a frente de um hotel, onde caiu e morreu. As investigações apontaram que o autor do golpe foi J. C. S., de 41 anos, com o auxílio de J. N. S., de 36 anos, que forneceu a arma do crime e posteriormente a escondeu. Ambos são moradores de rua, assim como a vítima, e estavam juntos consumindo crack no momento anterior ao assassinato.
O motivo do crime, segundo a polícia, foi fútil: J. C. S. teria matado Rodrigo com o objetivo de roubar o par de tênis que ele usava.
A prisão temporária dos suspeitos foi solicitada e cumprida após a identificação dos envolvidos, que possuem extensa ficha criminal. Apesar de negarem a autoria, os depoimentos colhidos por investigadores dos 1º, 2º e 5º Distritos Policiais contradisseram suas versões e reforçaram a dinâmica apurada pela Delegacia de Homicídios.
Ambos foram indiciados por homicídio duplamente qualificado – pelo motivo fútil e pela traição. O inquérito foi concluído e já foi encaminhado ao Poder Judiciário para as providências legais