A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) do DEINTER 5, deflagrou nesta semana a Operação Déjà Vu, com foco no combate aos jogos de azar em São José do Rio Preto. A ofensiva visa coibir a prática criminosa em estabelecimentos comerciais reincidentes nesse tipo de atividade ilícita.
Fruto de um trabalho investigativo aprofundado, a operação identificou cinco pontos comerciais que, mesmo após ações anteriores, continuavam explorando ilegalmente jogos de sorte. Essa prática, além de configurar contravenção penal, está frequentemente ligada à exploração de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Durante a ação, foram apreendidas dezenas de máquinas eletrônicas de apostas, cartelas, extratos de jogos, além de mais de R$ 10 mil em espécie e quantias em moeda estrangeira, como dólares americanos e euros. Um dos destaques da operação foi o cumprimento de um mandado de prisão contra um indivíduo já autuado anteriormente pelo mesmo crime, evidenciando a reincidência dos envolvidos.
Os responsáveis pelos locais abordados confessaram a prática dos crimes durante as diligências. Todo o material apreendido foi encaminhado à perícia técnica, e os procedimentos legais seguem em curso.
A Operação Déjà Vu segue em andamento, com novos desdobramentos e números ainda sendo apurados. A ação reforça o comprometimento da DEIC do DEINTER 5 com o enfrentamento contínuo e estratégico às infrações penais que ameaçam a ordem pública e a segurança da sociedade.