Após uma série de assaltos a motoristas que usavam relógios da marca Rolex em São José do Rio Preto entre o final de 2021 e o início de 2022, a Polícia Civil identificou e prendeu um dos principais responsáveis pelos crimes. O criminoso, morador de Taboão da Serra/SP, foi condenado nesta segunda-feira (10/03) a 19 anos e seis meses de reclusão em regime fechado.
As investigações conduzidas pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), vinculada à DEIC/DEINTER 5, revelaram que um grupo de três indivíduos circulava pelas ruas da cidade em motocicletas, observando motoristas e identificando, à distância, os relógios de luxo que seriam alvos dos assaltos. Quando a vítima saía do carro, era abordada por um dos criminosos, que, armado, anunciava o assalto e levava o objeto de alto valor.
Através da análise de câmeras de segurança, testemunhos e ferramentas de inteligência policial, os investigadores chegaram ao suspeito, que já era investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal por crimes semelhantes em Brasília. Em 2023, ele foi preso em São Paulo e transferido para o sistema prisional do DF.
Com a condenação pelo Tribunal de Rio Preto pelos três crimes de roubo agravados pelo uso de arma de fogo e participação em associação criminosa, o réu continua detido e ainda aguarda julgamento pelos delitos cometidos na capital federal.
Graças à atuação da DIG/DEIC, a sequência de roubos de relógios de luxo foi desmantelada, e desde então não há mais registros desse tipo de crime na cidade.